y9kczch6h7nu2uo05b5ev89khso2ukof9bqbtoqr.png
Comunicados de Imprensa

O Fundo Perpétuo de Educação aos 25 anos: ampliar as oportunidades através da educação

O FPE ajudou mais de 130 000 pessoas, em mais de 80 países, a tornarem-se autossuficientes

No púlpito da conferência geral, a 31 de março de 2001, o Presidente Gordon B. Hinckley, d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, anunciou uma iniciativa educativa global “ousada” que, desde então, abençoou mais de 130 000 pessoas.

“Onde houver pobreza generalizada entre o nosso povo, devemos fazer tudo o que pudermos para ajudá-los a elevarem-se, a estabelecerem a sua vida sobre uma base de autossuficiência que pode ser alcançada através da formação. A educação é a chave da oportunidade", disse o profeta.

Ele instituiu o Fundo Perpétuo de Educação (FPE), um programa inspirado no Fundo Perpétuo de Emigração do século XIX, que ajudou mais de 30 000 Santos a emigrar da Europa para o Vale de Salt Lake.

Durante 25 anos, o PEF ajudou os Santos dos Últimos Dias fora dos Estados Unidos e do Canadá com ajuda financeira para a educação, o que lhes proporcionou melhores oportunidades de emprego e maior autossuficiência.

“Foi uma ideia incrível e maravilhosa que o Presidente Hinckley teve”, disse o Elder John K. Carmack, um Setenta Autoridade Geral emérito de 94 anos que foi chamado pelo profeta para liderar o programa durante os primeiros 11 anos. “Ele queria que os jovens, especialmente aqueles que não tinham oportunidades no mundo, tivessem acesso à educação. E ele queria que a educação fosse prática. Ele queria que fosse o tipo de iniciativa que conduzisse a empregos”.

Mais de 130 000 pessoas, em mais de 80 países, já utilizaram os empréstimos e bolsas de estudo do PEF. Cerca de 88% dos graduados afirmam ter encontrado um emprego melhor após concluírem os seus estudos.

O programa é um recurso rotativo que reduz o peso do financiamento da educação, ao fornecer empréstimos com juros baixos ou sem juros, uma parte como bolsa de estudos e um desconto no empréstimo para pagamentos rápidos ou regulares. A educação recebida abre novas oportunidades de emprego.

Beneficiários do FPE

nahun.jpeg
nahun.jpeg
Nahun Antonio García Pérez of Honduras, with his wife and children.© 2026 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

Nahun Antonio García Pérez, de Honduras, era um desses estudantes. Ele tinha recursos limitados para prosseguir os estudos. O FPE abriu as portas para que ele concluísse os estudos e construísse um futuro profissional. Pérez obteve os estudos, progrediu na carreira, melhorou a estabilidade económica da sua família e tornou-se engenheiro industrial.

Hoje, Pérez agradece ao FPE por o ajudar a obter reconhecimento profissional, garantir melhores oportunidades e melhorar a qualidade de vida da sua família — o que lhe permitiu realizar um sonho antigo de servir, crescer e cuidar daqueles que ama.

“Fazer um curso superior não foi nada fácil, mas sinto a satisfação de ter alcançado algo que me propus a fazer”, disse Pérez. “O FPE é inspirado por Deus e pode ser de grande benefício na nossa vida temporal e espiritual”.

Outra beneficiária da FPE é Selemani Furaya, da República Democrática do Congo. Com o apoio da FPE, ela concluiu os seus estudos universitários e tornou-se técnica de laboratório. Hoje, Furaya trabalha no Hospital Kinsuka, onde a sua formação lhe permite servir os outros de forma significativa.

Selemani-Furaya.jpeg
Selemani-Furaya.jpeg
Selemani Furaya of the Democratic Republic of Congo.© 2026 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

Ela expressou profunda gratidão pela oportunidade de adquirir o conhecimento, a confiança e as habilidades necessárias para construir um futuro melhor e tornar-se mais auto‑ssuficiente.

“Este programa ajudou-me a alcançar os meus objetivos e sou extremamente grata”, disse Furaya. “Ele tornou-me autossuficiente e permite-me servir ao próximo. Sou muito grata ao meu Pai Celestial por inspirar o nosso profeta a implementar este programa para ajudar os membros da Igreja”.

Experiências como esta são exemplos do que o Presidente Hinckley esperava que acontecesse.

“Com boas competências profissionais”, disse ele, “estes jovens podem sair da pobreza que eles e as gerações anteriores conheceram. Poderão sustentar melhor as suas famílias. Servirão na Igreja e crescerão em liderança e responsabilidade”.

Os milagres do FPE

O Elder Carmack disse que os frutos do fundo são um milagre.

“Muitos dos que receberam educação com o fundo, e o impulso que ele lhes deu na vida, tornaram-se nossos líderes — líderes de ala e estaca, presidentes de estaca e outros”, disse o Elder Carmack. “Eles foram capacitados com a ajuda do Fundo Perpétuo de Educação. Foi realmente incrível”.

Trent Jacobson, gestor do Fundo Perpétuo de Educação, disse que a autossuficiência continuará a ser o foco do FPE.

“Quando os membros adquirem estudos e trabalho ficam mais aptos para sustentar as suas famílias e servir nas suas comunidades”, disse Jacobson. “O Fundo Perpétuo de Educação ajuda os membros a adquirir habilidades preparadas para o mercado de trabalho que levam a empregos significativos. Ao olharmos para o futuro, o foco da educação para os membros da Igreja continuará a ser capacitar os membros para se tornarem autossuficientes e fortalecer as famílias em todo o mundo”.

O Elder Carmack disse que o FPE foi inaugurado no México, Brasil, Chile e Peru. O FPE está agora disponível em muitos países (ver a lista atual). Os Santos dos Últimos Dias e os líderes locais são incentivados a pensar em quem conhecem que poderia beneficiar-se do FPE. Os requisitos de qualificação podem ser encontrados no site do FPE.

Um programa inspirado

fde3cab02281d7f1bbe6bd162dfc10ff6f63426c.jpeg
fde3cab02281d7f1bbe6bd162dfc10ff6f63426c.jpeg
Gordon B. Hinckley (1910–2008).© 2026 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

Parte da orientação profética do Presidente Hinckley incluía uma determinação incansável para pôr o programa em funcionamento e abençoar vidas.

“O Presidente Hinckley ligava-me de vez em quando, nas fases iniciais do FPE, e dizia: ‘Não tenho dormido bem à noite.  O que está a fazer? Tens de pôr isto a andar’.”, recordou o Elder Carmack. “Ele puxava por mim. Nunca deixava de o fazer”.

O Elder Carmack disse que conseguiu colocar o programa em funcionamento com a ajuda de várias pessoas, incluindo Richard e Mary Cook, Rex Allen, Chad Evans e muitos outros.

Descreveu uma das últimas reuniões em que o Presidente Hinckley participou — uma reunião do comité do FPE na quarta-feira, 23 de janeiro de 2008. Ainda recorda as palavras do profeta, proferidas com profunda emoção: “Este programa tem sido um milagre. Fez verdadeiramente aquilo que eu esperava que fizesse”.

O Presidente Hinckley faleceu quatro dias depois.

“Ele não perdia tempo com coisas sem importância”, disse o Elder Carmack. “Tinha direito a receber revelações constantes e recebia-as. Nunca questionei a natureza inspirada do Fundo Perpétuo de Educação”.