O 3º volume de “Santos”, conta histórias de Santos dos Últimos Dias espalhados pelo mundo

O capítulo mais recente da história oficial da Igreja enfatiza as contribuições de fiéis europeus

O aguardado terceiro volume da coletânea “Santos”: A História da Igreja de Jesus Cristo nos Últimos Dias foi publicado hoje, em 14 idiomas, alcançando o público a nível global. Este livro mais recente, “Coragem, Nobreza e Independência”, conta a história dos Santos dos Últimos Dias entre os anos de 1893 a 1955 — o que inclui a construção do primeiro templo em solo europeu e a experiência da pratica da fé atrás da Cortina de Ferro.

SaintsV3_01.jpegDownload Photo

O 3º Volume de “Santos” estará à venda dentro de alguns dias na online store da Igreja. A versão digital está disponível gratuitamente no Site da Igreja e na secção “História da Igreja” da aplicação da Biblioteca do Evangelho.

SaintsV3_02.jpegDownload Photo

Os Volumes anteriores de “Santos” concentram-se no início da Restauração, quando os Santos dos Últimos Dias se reuniram para construir templos em Kirtland, Nauvoo e Utah. Embora estes livros incluíssem histórias de Inglaterra, Escandinávia e Ilhas do Pacífico, é no 3º Volume que a história se torna verdadeiramente global. Em mais de metade do livro, a ação decorre fora dos Estados Unidos, com histórias ocorridas na Europa, Ásia, África, América Central e do Sul e Oceânia. No ponto culminante do livro, o Presidente David O. McKay dedica o Templo da Suíça, o primeiro na Europa. Os Santos europeus não teriam mais que atravessar oceanos para participar plenamente das bênçãos do evangelho restaurado.

“Os leitores regozijar-se-ão e, às vezes, sofrerão ao aprender sobre as experiências dos Santos ao redor do mundo”, disse o Elder LeGrand R. Curtis Jr., Historiador e Registador da Igreja. “Neste novo volume, temos os primeiros vislumbres de membros abençoados pelos templos, fora da América do Norte. e lemos acerca da poderosa influência que as ordenanças desses templos têm sobre os Santos.”

SaintsV3_03.jpegDownload Photo

Embora muitos leitores estejam familiarizados com eras anteriores da história da Igreja, o 3º volume de “Santos” traz à luz um período pouco conhecido da história dos Santos dos Últimos Dias. Retrata uma época de modernização, iniciado-se com o povo a viajar em carruagens puxadas por cavalos e que se comunicam através de telégrafo e culmina numa era de aviões supersónicos a jato e de televisão a cores.

“O 3º volume cobre um período de transformações dramáticas no mundo e na igreja, tanto na instituição quanto na vida e experiências quotidianas das pessoas”, disse Lisa Olsen Tait, editora geral da série. “Mostramos essas transformações através dos olhos de todos os Santos pelo mundo fora — um jovem portador do sacerdócio em Cincinnati, uma missionária japonesa no Havai, um casal recém-casado a enfrentar incertezas e restrições atrás do Muro de Berlim.”

À medida que os leitores lerem acerca de dificuldades económicas terríveis, guerras globais brutais e uma pandemia de gripe, reconhecerão que manter a fé em tempos difíceis não é novidade para os Santos dos Últimos Dias. Há histórias de mulheres e homens que enfrentam dúvidas e opressão, mas também há histórias de esperança e reconciliação à medida que os membros da Igreja estendem a mão para servir e abençoar o seu próximo.

SaintsV3_04.jpegDownload Photo

Para os leitores que desejam aprofundar mais a leitura da história dos Santos, a Igreja também publicou dezenas de novos Tópicos da História da Igreja na Biblioteca do Evangelho, que fornecem introduções detalhadas a tópicos que vão desde a Grande Depressão aos Seminários e Institutos. O dia de hoje marca também o lançamento de uma terceira temporada de podcast de “Santos”, que vai até aos bastidores para contar mais acerca das pessoas e eventos dos livros. As temporadas anteriores dos podcast chegaram a centenas de milhares de ouvintes.

A obra “Santos”, que eventualmente contará com quatro volumes, é a terceira história oficial de vários volumes, produzida pela Igreja. Joseph Smith comissionou e supervisionou a escrita da primeira história da Igreja na década de 1830, que foi publicada a partir de 1842. A segunda história foi publicada em 1930 pelo Historiador Assistente da Igreja B. H. Roberts, antes que o número de membros da Igreja atingisse 1 milhão.

Dois resumos das histórias mencionadas no livro, podem ser vista abaixo (os vídeos estão em Inglês apenas):