Ministério Apostólico na Terra do Fogo e do Gelo

O Elder Gary E. Stevenson em visita histórica à Islândia, Escócia e Inglaterra

O Elder Gary E. Stevenson, membro do Quórum dos Doze Apóstolos d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, iniciou uma visita europeia à cidade de Reykjavik, na Islândia, antes de seguir para Edimburgo, na Escócia, e Northampton, na Inglaterra, de 8 a 10 de setembro. Ele foi acompanhado pela sua esposa, a Irmã Lesa Stevenson.

Já se passaram mais de 20 anos desde que um apóstolo da Igreja fez uma visita oficial à Islândia. Em 1977, o Elder Joseph B. Wirthlin, então Setenta Autoridade Geral, dedicou a Islândia para a pregação do evangelho e o Elder David B. Haight, um apóstolo, dedicou um edifício para uso da Igreja, em 1983. Em 1989, o Elder Russell M. Nelson, como membro do Quórum dos Doze, invocou uma bênção apostólica para que a Islândia fosse “um farol para toda a Europa”.

Em todos os pontos da sua viagem, o Elder Gary E. Stevenson transmitiu o amor do Presidente Russell M. Nelson, o Presidente da Igreja. Ao falar aos membros, aos missionários e aos amigos locais da Igreja em Reykjavik, o Elder Stevenson enfatizou a necessidade de termos “um só coração e uma só mente” e as “vidas centradas em Jesus Cristo”, fazendo tudo o que pudermos para segui-Lo.

Ao fazer referência às maravilhas geofísicas da Islândia – muitas vezes chamada de “Terra do Fogo e do Gelo” – o Elder Stevenson enfatizou que os seguidores de Jesus Cristo podem reunir-se para adorá-Lo em qualquer lugar do mundo em que estejam localizados. “Sião é aqui. Sião é neste lugar onde estais. E, por isso, estou grato por estar convosco reunido em Sião.”

Na Islândia, o Elder Stevenson foi acompanhado pelo Elder Alan T. Phillips, da Presidência da Área Europa Norte. O Elder Phillips partilhou com os participantes: “Posso ver milagres a acontecer na Islândia”. E acrescentou: “Vejo o início de algo muito, muito especial”.

Com a maioria dos membros da Igreja originários da Islândia dentro da capela ou a assistir online, a reunião incorporou tradução simultânea para espanhol e islandês, refletindo a crescente

diversidade das congregações santos dos últimos dias na Islândia. A Igreja tem um ramo vibrante de língua espanhola que inclui recém-chegados da América Latina, especialmente da Venezuela.

“Eu não esperava encontrar uma visão tão bonita aqui ao nos reunirmos na Islândia para ver esta congregação maravilhosa com a sua bela diversidade”, disse o Elder Stevenson. Ele acrescentou que os membros da Igreja Restaurada de Jesus Cristo na reunião tinham os seus “corações interlaçados” em amor.

“Quer chamem a Islândia o vosso país natal, ou se encontrem aqui, sem nunca terem esperado vir da Venezuela e agora vivam na Islândia, ou no Gana, ou na Nigéria, ou onde quer que seja, Deus está ciente de vós”, explicou o Elder Stevenson. “Ele está ciente daqueles que estão nas terras altas da

Bolívia ou nas planícies do Serengeti (na Tanzânia, África) ou no México, ou na China, ou onde quer que seja.

Deus está ciente de cada um de nós. Isso significa que ele está ciente de vós. Isso significa que ele está ciente dos vossos filhos e aos vossos entes queridos. Ele conhece-vos; Ele ama-vos; vós sois Dele e Ele é vosso.”

Em Edimburgo, o Elder Stevenson discursou numa reunião para toda a liderança da área da Escócia e da Irlanda, incentivando-os a “deixar a sua luz brilhar” para o resto do mundo ver.

Susan Paterson, Conselheira na Presidência da Sociedade de Socorro da sua estaca (organização das mulheres), ficou sensibilizada com os comentários do Elder Stevenson. A aplicação dela da mensagem dele é “amar os jovens e os Jovens Adultos, pois esse amor permitir-lhes-á atingir todo o seu potencial na Igreja. A importância de fornecer esse cuidado amoroso à Nova Geração não pode ser subestimada”.

Louise Giboin, da Estaca Edimburgo (diocese), comentou que encontrou “inspiração especial no testemunho do Elder Stevenson sobre o poder transformador do Livro de Mórmon”. “Mesmo Néfi (o primeiro profeta a escrever no Livro de Mórmon) teve que suportar muitas provações e desafios, mas ele ainda era abençoado e altamente favorecido pelo Senhor”, disse ela.

Também participaram na conferência de Edimburgo o Elder Mark Stewart, Setenta de Área, a Irmã Traci De Marco, Consultora de Organização da Área, e o Elder Scott D. Whiting, da Presidência da Área Europa Norte. O Elder Whiting também discursou na reunião e fez referência ao Elder Dieter F. Uchtdorf, do Quórum dos Doze Apóstolos: “Partilhem o que está no vosso coração . Peço-vos que sirvam de testemunhas do poder do evangelho em todos os momentos — e quando for necessário, usem palavras”.

Foi realizada uma conferência adicional com os missionários da Escócia-Irlanda, onde o Elder Stevenson

os encorajou a que “ao testificarem de Cristo, criem um ambiente que também permita que o Espírito Santo testifique”. Ele abençoou-os com “ajuda nas coisas difíceis e força para trabalhar e servir”.

O Elder Stevenson concluiu a sua visita europeia em Northampton, com a presença da Liderança da Igreja de toda a região de Birmingham. Ele sublinhou: “O Senhor qualificará aqueles a quem chama; o Senhor consolará aqueles a quem chama; o Senhor inspirará aqueles a quem chama”.

Em Northampton, o Elder Stevenson foi acompanhado pelo Elder Hans T. Boom, Presidente da Área Europa Norte, pelo Elder Martin J. Turvey, Setenta de Área, e pela Irmã Heidi Griffiths, Consultora de Organização da Área. A Irmã Griffiths disse aos participantes que “queremos que os nossos filhos vivam os princípios do evangelho porque gostam e não porque precisam”.

O Elder Hans T. Boom, da Presidência da Área Europa Norte, lembrou aos líderes reunidos “para erguerem a luz do evangelho e convidarem os seus amigos, familiares e vizinhos a aprenderem sobre o evangelho”. Ele enfatizou o poder rejuvenescedor do trabalho da história da família para envolver filhos e netos no trabalho de salvação.