Comunicados de Imprensa

Membros da Igreja na Europa Envolvem-se Offline e Online com o Objetivo de Ajudar os Refugiados 

Ferramentas online interligam pessoas deslocadas a recursos de auxílio, à medida que o alcance humanitário prossegue por toda a Europa. 

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias está a dar continuidade a projetos de ajuda e apoio humanitário num período de grande necessidade a nível da Europa. Para além disso, novos recursos online foram lançados para coordenar os esforços e alcançar os deslocados. 

Estas iniciativas incluem: 

  • Mais de 100 membros e amigos das congregações de Madrid Central, Este e Oeste voluntariaram-se para ajudar os refugiados, recentemente realocados para a área de Madrid.  Reuniram alimentos não perecíveis, agasalhos, artigos para bebé e produtos de limpeza. Os funcionários da igreja criaram também etiquetas para identificar os pacotes de ajuda em Espanhol e Ucraniano. Foram preparadas e entregues quase 400 embalagens. 
  • Na Moldávia, os membros da Igreja estão a acolher refugiados na fronteira com a Ucrânia, ajudando-os com alimentos, alojamento e outras necessidades.  A maioria dos refugiados deixou para trás as suas casas, pertences e, nalguns casos, outros familiares, à procura de refúgio.  Até mesmo pequenos gestos, como doar um boneco de peluche ou um cobertor, fazem uma grande diferença na vida destes refugiados. 
  • Enquanto isso, na Eslováquia, os membros da Igreja abriram os seus braços e os seus lares para ajudar amigos de Kiev, dando abrigo a 13 refugiados, entre eles crianças até aos 18 meses. 
  • Na Roménia, os membros da Igreja estão a recolher alimentos e suprimentos, inclusive roupas, fraldas e comida de bebé para distribuir pelos refugiados que cruzam a fronteira, vindos da Ucrânia. Há refugiados a cruzar a fronteira o dia todo, alguns de carro e outros a pé. “As imagens são de partir o coração”, disse a líder de serviço da organização das mulheres da Igreja, Carmen Pârnău. “Já vi muitas mães com filhos pequenos a ter muita dificuldade em lidar com o frio e a exaustão extrema.”  As mulheres locais também organizaram atividades em grupo onde os membros da Igreja fizeram cobertores para os refugiados. Para além disso, a instituição da Latter-day Saints Charities, o braço humanitário d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, forneceu 100 berços e 100 sacos-cama aos campos de refugiados. 
  • Entre os deslocados que chegam à Polónia encontram-se alguns membros ucranianos d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Em resposta, os membros da Igreja na Polónia, abriram as portas dos seus lares, arranjaram espaço à sua mesa e partilharam dos seus roupeiros. Stacy Chandler, uma líder das mulheres da Igreja na Polónia, prevê que “isto irá mudar para sempre a imagem da Igreja na Polónia”. Ela disse: “Os membros refugiados chegaram aqui, fizeram uma pausa para descansar e assistiram às nossas reuniões dominicais”. 
  • Os membros da Igreja de toda a Europa estão a enviar roupas, cobertores, alimentos e água, em carros e carrinhas para as capelas da Igreja na Polónia. As suas crenças e cultura religiosa em comum, motivam os membros polacos a sentirem uma profunda responsabilidade de cuidar dos seus irmãos e irmãs, deslocados. 
  • A Igreja criou uma página online com notícias atuais, links, contactos e diretrizes sobre como ajudar as pessoas emocionalmente, em tempos de crise: https://uk.churchofjesuschrist.org/ukraine-europe-area-emergency-response?lang=eng-gb  
  • Foi também criada uma página no Facebook para alcançar as pessoas nas redes sociais. Voluntários com várias capacidades linguísticas auxiliam aqueles que procuram ajuda ou informações. Uma dessas voluntárias é uma professora de inglês da Ucrânia que acaba de chegar à Alemanha com o seu filho e a sua sogra. 

Os membros da Igreja na Europa e de todas as partes do mundo, que desejam ajudar, são convidados a fazê-lo através das suas respetivas congregações, de doações para o fundo de ajuda humanitária da Igreja ou para o fundo de ofertas de jejum, ou colaborando com organizações de ajuda humanitária já estabelecidas.  Os membros da Igreja sentem-se inspirados a seguir o exemplo de Jesus Cristo no cuidar dos pobres e necessitados. 

Observação do Guia de Estilo: Em notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pedimos que use o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome, aceda ao Guia de Estilo.