Ligação Remota: A Unir Gerações

Os esforços da organização de mulheres da London Britannia para continuarem ligadas durante a pandemia

“E eis que vos digo estas coisas para que aprendais sabedoria; para que saibais que, quando estais a serviço de vosso próximo, estais somente a serviço de vosso Deus” (Mosias 2:17).

A nível mundial, as pessoas sofreram grandes perdas durante a pandemia. Os membros fiéis d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias não são nenhuma exceção. O companheirismo é uma dessas grandes perdas. O distanciamento social entra em conflito com a capacidade de estar com amigos, familiares e vizinhos com a mesma frequência de anteriormente. Esta questão é prejudicial, tanto para os membros mais jovens como para os mais idosos. À procura de uma solução, deu-se início ao Generation Link Project (Projeto Ligar Gerações).

Candice MacAllister é a presidente da Sociedade de Socorro [organização de mulheres] na congregação de Jovens Adultos da London Britannia, no Reino Unido. Durante a pandemia, ela e o grupo de mulheres decidiram encontrar uma solução para a sua situação de isolamento. Ela comenta: “Londres é notoriamente uma cidade solitária… e pode ser muito difícil estabelecer ligações”. A Candice falou com o seu bispo local sobre os desafios inerentes de tentar estabelecer ligações entre as diferentes gerações quando se é um jovem adulto. As mulheres mais idosas da região também se debatiam com a solidão resultante da pandemia. Ela reconheceu que a melhor forma de ajudar estas mulheres era reuni-las virtualmente através do Projeto Ligar Gerações.

Candice MacAllister
Candice MacAllister - Presidente da Organização de Mulheres2021 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

Como parte da divulgação, a organização de mulheres da Britannia proporcionou a comunicação e a interação com as mulheres mais idosas da sua região. Cada jovem adulta que desejou participar, foi convidada a corresponder-se com uma mulher mais velha ou viúva. Através de ligações remotas, cada par descobriu detalhes da vida da sua parceira e obteve companheirismo durante uma situação sem precedentes.

A participante Martsie Webb teve a oportunidade de conhecer duas mulheres, a Mary Woods e a Margaret Canham, que cresceram juntas e juntas se filiaram à igreja. Elas tornaram-se amigas para toda a vida e partilharam a casa durante a pandemia com a mãe da Mary. A Martsie fez amizade com elas durante o Projeto Ligar Gerações, e ela e o seu marido, o líder da congregação, puderam encontrar-se com elas pessoalmente, após o abrandamento das restrições do confinamento. Ela disse: “O nosso serviço era uma fonte de alegria, ao pensarmos no que estas duas [mulheres] nos proporcionaram. Hesito em dizer que este foi um ‘serviço’ porque nós é que éramos os beneficiários do seu amor cristão”.

MaryMargaretDaphne
Mary Woods, Margaret Canham e Daphne Ellender2021 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

Este projeto reuniu mulheres com experiências de vida muito diferentes para aprenderem mais acerca umas das outras. A Candice MacAllister disse: “seja o que for que tivermos para dar será multiplicado. Nunca sabemos o que isto pode significar para alguém”. Ao prestarem serviço uma à outra, cada mulher ganhou uma nova, atenciosa e inesperada, amiga virtual.