Nos passados dias 19 a 22 de julho realizou-se o MEET IR 2016 - Encontro de Jovens para o Dialógo Inter-Religioso. Neste encontro, patrocinado pelo ACM - Alto Comissariado para as Migrações, estiveram presentes 17 jovens de sete denominações religiosas, tendo a delegação de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias sido composta por Anabel Andrade, João Caleira e Mariana Coelho.
Os objetivos do encontro foram o de reconhecer o que as religiões têm em comum, valorizar a diferença e identificar o contributo de todos para a construção de uma sociedade melhor. Apesar das muitas diferenças, existem valores e prioridades comuns como a família e o serviço ao próximo.
João Caleira, um dos jovens que participou no encontro em representação da Igreja, afirmou que "foi perceptível, de uma forma bem clara, a importância da restauração do evangelho de Jesus Cristo, o plano de felicidade que Deus criou para os Seus filhos e quão importante é ter evangelho de Jesus Cristo nas nossas vidas, ao longo das várias atividades e debates do encontro".
A atividade foi concluída com a criação da Carta Comum MEET IR 2016.
Comprometemo-nos a fazer a diferença na sociedade criando novas iniciativas, desconstruindo estereótipos e dizendo não aos preconceitos. Verificámos que o diálogo inter-religioso é possível, saudável e que podemos contribuir para a resolução de problemas como a indiferença, a falta de compaixão, a desinformação, a falta de acesso a direitos básicos ou até a pobreza da dimensão ética na sociedade. Iremos continuar a reunir-nos para preparar ações de serviço.
Esta declaração será apresentado ao Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, num encontro que ocorrerá no próximo mês de Setembro.
