Tópico

Jejum

Quando os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias jejuam, ficam sem comer ou beber voluntariamente por um certo período com o objetivo de se aproximarem de Deus e pedir as Suas bênçãos. Os membros da igreja são incentivados a jejuar um domingo a cada mês (domingo de jejum) e noutros momentos conforme necessário ou desejado. Os santos dos últimos dias acreditam que o jejum combinado com a oração sincera pode fornecer força espiritual, proximidade com Deus e preparação para receber as Suas bênçãos.

Os santos dos últimos dias podem optar por jejuar por várias razões, entre elas: adorar a Deus e expressar gratidão a Ele (ver Alma 45: 1), pedir a Deus que abençoe os enfermos ou aflitos (ver Mateus 17: 14-21), receber resposta a oração (ver Alma 5:46), ganhar força para resistir à tentação (ver Isaías 58: 6), receber orientação nos chamados da Igreja (ver Atos 13: 2-3; Alma 17: 3) e para conforto em momentos de dificuldade, tristeza ou de luto (ver Alma 28: 4-6; 30: 1-2).

Domingo de jejum e ofertas de jejum

A Igreja designa um domingo de cada mês, geralmente o primeiro domingo, como um dia de jejum. Os membros são convidados a absterem-se de comer e beber por duas refeições consecutivas, ou aproximadamente 24 horas. Eles são também convidados a doar à Igreja o dinheiro que gastariam em alimentos nessas refeições, que, através de seu sistema de assistência social, usa para cuidar dos necessitados. Esse dinheiro é chamado de oferta de jejum. A Igreja usa as ofertas de jejum para ajudar os pobres e necessitados.