Sendo uma igreja mundial que lida com muitas questões complexas em todo o globo, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias promove princípios abrangentes e essenciais que podem ser aplicados em qualquer lugar. A Igreja considera a declaração do Utah Compact [declaração de princípios sobre a política de imigração do país] uma abordagem responsável ao desafio urgente de reforma na imigração. Ela é consistente com princípios importantes que defendemos:
- Seguimos a Jesus Cristo ao amar nosso próximo. O Salvador ensinou que o significado de “próximo” inclui todos os filhos de Deus, em todos os lugares, o tempo todo.
- Reconhecemos a necessidade sempre presente de fortalecer as famílias. As famílias foram criadas para permanecer unidas. A separação forçada entre pais que trabalham e seus filhos enfraquece as famílias e prejudica a sociedade.
- Reconhecemos que toda nação tem o direito de aplicar suas leis e manter seguras suas fronteiras. Todas as pessoa sujeitas às leis de um país são responsáveis por seus atos em relação a elas.
Os líderes do governo deveriam criar e administrar leis que estejam em conformidade com nossas melhores metas como uma sociedade justa e boa. Tais leis equilibrariam adequadamente o amor ao próximo, a união familiar e a observância da aplicação de leis justas.*
*A Igreja divulgou sua mais recente declaração sobre a imigração em 10 de junho de 2011.