As congregações de Lisboa, Oeiras, Porto e Setúbal de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos Dos Últimos Dias organizaram as “Feiras de Recursos de Autossuficiência”.
As duas feiras decorreram dos dias 25 de abril e 13 de maio, em Lisboa e Porto respetivamente, e contaram com a presença de mais de 400 pessoas, que participaram em workshops, exposições e debates sobre empreendedorismo, educação académica e profissional, o “Fundo Perpétuo de Educação”, procura de emprego, gestão financeira do lar e legalização de imigrantes.
- DSC-0834.JPG
- DSC-0880.JPG
- DSC-0873.JPG
- DSC-0840.JPG
- DSC-0898.JPG
- DSC-0886.JPG
- IMG-3251.JPG
- IMG-3262.JPG
- IMG-3283.JPG
- IMG-3264.JPG
- IMG-3263.JPG
- IMG-3260.jpg
1 / 2 |
As “Feiras de Recursos de Autossuficiência” contaram ainda com a presença de universidades, institutos de formação profissional e de empresas que ajudaram a partilha de ideias e recomendações sobre a criação de negócios próprios.
Foram também a oportunidades de dar a conhecer a iniciativa de autossuficiência da Igreja e os recursos disponíveis aos membros e amigos da Igreja.
A Igreja tem insistido no propósito de cada pessoa ser autossuficiente do ponto de vista material e espiritual. A autossuficiência é definida como a “a capacidade, o compromisso e o esforço de satisfazer as necessidades espirituais e materiais da vida para si próprio e da sua família.” (1)
Para isso a Igreja produziu materiais, e outros recursos que ensinam a autossuficiência, e capacitam os fiéis da Igreja a servir e cuidar dos outros. É entendido que “os membros da Igreja são responsáveis pelo seu próprio bem-estar espiritual e material, e tendo sido abençoados com o dom do arbítrio, eles têm o privilégio e o dever de determinar o próprio rumo, resolver seus próprios problemas e esforçar-se para tornarem-se autossuficientes. Os membros fazem isso sob a inspiração do Senhor e por meio do próprio trabalho”. (2)
A iniciativa de autossuficiência em termos práticos permite aos interessados: 1º avaliar as suas necessidades materiais e espirituais e estabelecer metas; 2º escolher um plano de ação; 3º juntar-se a um dos três grupo de autossuficiência disponíveis (“Iniciar e Melhorar o meu Negócio”, “Minha Busca Por Emprego”, ou “Educação para um Emprego Melhor”, e 4º agir continuamente para tornar-se autossuficiente, servir e ajudar outras pessoas a progredir.
________________________________________________________________
(1) (2) Manual 2: Administração da Igreja, sec. 6.1.1