Igreja participa no 2º Festival Internacional “Canto pela Paz”

Um evento de Portugal para e com o mundo, um sonho que se vai tornando realidade: colocar crianças e jovens, de todo o mundo, de diferentes religiões e denominações cristãs, a cantarem juntos pela Paz.

Devido à Pandemia do Covid 19 e às suas restrições, o evento "Canto Pela Paz" mudou a data e modalidade, ocorrendo "online" em 22 de novembro passado.

Sendo a organização conjunta do Canto pela Paz com o Living Peace Internacional, este evento, além dos grupos de diferentes religiões e denominações cristãs presentes em Portugal, onde se incluí A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que estiveram também na primeira edição, passou, na 2ª edição, de Festival Nacional a Festival internacional, com a presença de 30 grupos de 20 países de 4 continentes e seguido diretamente pelo YouTube.

As canções de paz foram apresentadas por crianças, adolescentes e jovens, com videoclipes preparados e intercalados com mensagens de paz enviadas por jovens de diferentes culturas e religiões.

Muitos definiram este momento como a maior experiência de paz e unidade já realizada ..., construída pela contribuição de cada um. Uma preparação com grandes desafios como principalmente ensaiar e fazer o videoclipe enquanto cada um estava em sua casa!

Os grupos do Líbano, Burundi, Congo, Filipinas e outros lugares tão sofridos por guerras ou calamidades naturais foram um forte testemunho de uma paz vivida e oferecida "artisticamente" e que se empenharam arduamente, para conseguir uma excelente participação.

A contribuição musical das crianças de uma escola de reabilitação para surdos-mudos da Síria (a maioria parte, nascidas durante a guerra) foi uma forte mensagem de paz e esperança, que a todos sensibilizou.

O impacto do evento foi enorme e muito superior às expectativas, com milhares de visualizações no Youtube e um grande número de agradecimentos e comentários. Entre eles:

"Um verdadeiro testemunho de Paz, Fraternidade, Beleza e Harmonia. (Espanha)

“Apelo formidável à cultura de paz. Foi muito comovente!” (Filipinas)

“Canto pela Paz no mundo e já é uma realidade imensa e contagiante
mais que o vírus” (Bélgica)

“É realmente uma lufada de ar fresco, beleza e fraternidade, em
nestes momentos tão conturbados do nosso planeta” (Itália)

“A participação, tão grande e variada, de todos os continentes! Certamente um pedaço de fraternidade que se soma a muitos outros, que estão sendo construídos em todas as partes do mundo, não sem esforço, para difundir a paz e dar esperança” (USA)

Veja a transmissão do evento no YouTube:https://www.youtube.com/watch?v=M9qFhpRb9So