Deus criou a terra para prover um lugar para a família humana aprender, evoluir e melhorar. Deus criou primeiramente a terra e todos os seres vivos espiritualmente e todos os seres vivos têm grande valor aos Seus olhos.
A terra e todas as coisas que nela existem devem ser usadas com responsabilidade para sustentar a família humana. No entanto, todos são mordomos - e não proprietários - sobre esta terra e o seu quinhão e vontade serão responsabilizados perante Deus por aquilo que fazem com as Suas criações.
As abordagens ao meio ambiente devem ser prudentes, realistas, equilibradas e consistentes com as necessidades da terra e das gerações atuais e futuras, ao invés de se perseguir a reivindicação imediata de desejos pessoais ou direitos declarados . A terra e toda a vida sobre ela são muito mais do que coisas a serem consumidas ou conservadas. Deus quer que as Suas criações sejam esteticamente agradáveis, para estimularem a mente e o espírito e algumas delas existem para serem preservadas. Desfigurar a terra é uma ofensa a Deus.
O estado da alma humana e do meio ambiente estão interligados, cada um deles afetando e influenciando a outra . A Terra, todos os seres vivos e a extensão do universo são eloquentes testemunhos da existência de Deus.
Mais recursos:
Ao Honrarmos a Criação, Honramos o Criador
As escrituras dos Santos dos Últimos Dias podem ser mais ecológicas do que se imagina