A Área do Médio Oriente e Norte de África - uma das divisões administrativas de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias inclui vinte países, com Marrocos a ocidente e o Afeganistão, no extremo leste. Nesta vasta região geográfica sobressai um edifício construído pela Igreja como lugar de reunião para os seus membros.
Este edifício recém-construído é o centro de estaca (equivalente a uma diocese) de Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos e foi inaugurado e dedicado no dia 22 de Fevereiro de 2013 pelo Elder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos.
Temple Square is always beautiful in the springtime. Gardeners work to prepare the ground for General Conference. © 2012 Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved. | 1 / 2 |
Construido em betão armado e com um acabamento em estuque, o centro de estaca tem uma área de 1300m2 no conjunto dos três andares, afirmou David McMillan, diretor para os assuntos temporais da Área. Disse que um dos traços arquitectónicos é um campanário abobadado, coerente com a cultura local. O edifício inclui uma capela, escritórios, salas de aula e um pequeno salão cultural.
O Príncipe do Emirado de Abu Dabi doou o terreno para ser erguido o edifício. O local é adjacente a alguns edifícios de outras igrejas cristãs, numa zona da cidade especialmente designada para esse tipo de infraestruturas.
O Elder Larry S. Kacher, Setenta de Área afirmou, “estamos muito gratos ao governo do Abu Dabi por ser tão receptivo às pessoas de outras fés, chegando ao ponto de doar o terreno para que outras pessoas que não professam a fé Muçulmana possam adoram como desejarem. Os representantes do governo são um exemplo de tolerância e gentileza para com todos os que aqui chegam e que, retribuindo tal consideração, estão dispostos a respeitar as leis e as tradições locais. Estamos-lhes muito gratos por isso.”
O Elder Holland consagrou o edifício fazendo uma oração de dedicação, incluída na conferência da estaca de Abu Dabi, que dcorreu na sexta-feira, o dia em que o Sábado é observado naquela parte do mundo. Mais de 400 pessoas assistiram ao vivo no centro de estaca, com outras 637 a assistirem por via satélite, noutros edifícios da estaca, a par de muitos outros que puderem assistir através da Internet.
Robert Bateman II, presidente da estaca de Abu Dabi afirmou “que o centro de estaca está muito bem equipado em termos de tecnologia, permitindo a transmissão de reuniões e outros eventos para outros edifícios da estaca. É provável que seja o edificio da Igreja mais avançado em todo o mundo, no que se refere a este tipo de equipamento.”
A estaca de Abu Dabi abrange quatro países naquela zona: Emirados Árabes Unidos, Koweit, Qatar e Omã. O irmão McMillan informou que a Igreja não faz proselitismo nesses países. A maior parte dos membros da Igreja são de origem Norte-Americana e das Filipinas.