2024_07_22_GeraldCausse_OlympicFireside_JimmerFredettePeterVidmar_16.jpg
Comunicados de Imprensa

O Elder Gérald Caussé é chamado para o Quórum dos Doze Apóstolos

O Elder Gérald Caussé é o mais recente membro do Quórum dos Doze Apóstolos d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Ele foi chamado na quinta-feira, dia 6 de novembro de 2025, e ordenado no mesmo dia pelo Presidente Dallin H. Oaks e pelos outros membros da Primeira Presidência e do Quórum dos Doze Apóstolos.

 “Sempre tive um testemunho de Jesus Cristo”, afirmou o Elder Caussé na quinta-feira. “Ele sempre esteve no centro da minha vida. Eu sei que Jesus Cristo vive. Eu sei que Ele é o nosso Salvador e Redentor. Que privilégio maravilhoso é ser uma testemunha de Cristo. Esta é a melhor responsabilidade ou mordomia que podemos ter na vida”.

Os apóstolos são testemunhas especiais do nome de Cristo pelo mundo fora. Eles também desempenham responsabilidades administrativas significativas, ao supervisionar o funcionamento e o desenvolvimento de uma Igreja global. O Quórum dos Doze Apóstolos constitui o segundo mais alto órgão dirigente da Igreja e serve sob a direção da Primeira Presidência, composta pelo Presidente da Igreja e dois conselheiros.

O Elder Caussé, de 62 anos, é natural de Bordéus, França. À data deste chamado, estava a cumprir o seu 11.º ano de serviço como Bispo Presidente da Igreja. Foi o terceiro bispo presidente nascido fora dos Estados Unidos e o primeiro cuja língua materna não é o inglês. O Bispado Presidente administra assuntos como a ajuda humanitária, os programas de bem-estar, o dízimo e as ofertas de jejum, as instalações e a organização dos registos de membros, entre outros. Eles também viajam com frequência para ministrar aos membros espalhados pelo mundo.

O Elder Caussé serviu anteriormente como conselheiro do Bispado Presidente (2012–2015) e como Setenta Autoridade Geral (2008–2012).

Nascido a 20 de maio de 1963, filho de Jean Caussé e Marie-Blanche Bonnet Caussé, mudou-se para Paris aos 19 anos, onde cumpriu um ano de serviço militar. Começou a namorar Valérie Babin, que conhecia desde a infância, quando frequentavam a mesma ala em Paris. Ambos são Santos dos Últimos Dias de segunda geração. Os pais do Elder Caussé foram batizados quando ele tinha seis meses e os de Valérie quando ela tinha 3 anos.

Eles casaram-se a 5 de agosto de 1986, no Templo de Berna Suíça, e têm cinco filhos.

7IV04444-2.jpeg
7IV04444-2.jpeg
O Elder Gérald Caussé e a sua esposa, Valérie, falam acerca do seu chamado para o Quórum dos Doze Apóstolos, a partir do edifício Joseph Smith Memorial, na Praça do Templo, em Salt Lake City, na quinta-feira, dia 6 de novembro de 2025.© 2025 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

As designações do Elder Caussé como autoridade geral levaram-no, com a esposa, Valérie, e três dos seus filhos, primeiro para a Alemanha e depois para os Estados Unidos. Os Caussé elogiaram sempre os filhos por suportarem essas mudanças difíceis.

“Não foi algo fácil”, mencionou o Elder Caussé. “Admiramo-los pela sua consagração. Nunca se queixaram. Mudaram-se connosco e adaptaram-se à sua nova vida. E os que ficaram em França, admiramo-los por já viverem há tanto tempo longe dos pais — já lá vão 17 anos”.

“Eles incentivaram-nos”, acrescentou a irmã Caussé. “Uma das nossas filhas contou-nos que chorava todas as noites, mas nunca nos disse nada a não ser palavras de incentivo. Temos muito orgulho neles”.

Parte do ministério do Elder Caussé como autoridade geral tem sido dedicado à nova geração. Por exemplo, em agosto de 2025, recordou aos jovens adultos que congregar Israel é a obra mais importante em curso e que, como Santos dos Últimos Dias, eles são chamados a participar nela.

“A Igreja precisa de vocês — não apesar de quem são, mas por causa de quem são”, constatou o Elder Caussé. “Cada um traz dons e experiências de vida únicos, que são essenciais para cumprir os propósitos do Senhor”.

O novo apóstolo também falou sobre a importância de cuidarmos das criações de Deus. Numa conferência no Brasil, em 2023, dirigiu-se a 100 jovens profissionais Santos dos Últimos Dias sobre a abordagem da Igreja à sustentabilidade ambiental.

“Deus confiou-nos a mordomia das Suas criações, incluindo o cuidado dos Seus filhos — os nossos irmãos e irmãs”, disse o Elder Caussé. “Desempenhar esta mordomia é uma forma de partilhar o amor que o nosso Criador nos concede. Cada discípulo de Cristo deve sentir a importância de abençoar a sua família e a comunidade onde vive”.

Acima de tudo, a sua mensagem tem sido de esperança em Jesus Cristo — um tema abordado no seu mais recente discurso de conferência geral.

“Esta mensagem de esperança e conforto é para todos nós, os filhos de Deus”, declarou em abril de 2025. “Nenhum de nós pode escapar aos desafios e limitações da mortalidade.  Afinal de contas, todos nascemos com uma inata incapacidade de nos salvarmos. No entanto, temos um Salvador amoroso e ‘sabemos que é pela [Sua] graça que somos salvos, depois de tudo o que pudermos fazer’ (2 Néfi 25:33)”.