Tópico

Doutrina e Convénios

Doutrina e Convênios é um livro de escrituras que contém as revelações dadas a Joseph Smith e a alguns de seus sucessores que ocuparam o cargo de presidente da Igreja.

A primeira tentativa da Igreja de compilar e publicar uma coletânea de revelações de Joseph Smith aconteceu em 1833, mas o ataque de uma turba interrompeu a publicação daquela primeira coletânea, chamada de Livro de Mandamentos. Cerca de um ano depois, Joseph Smith e outros líderes começaram novamente a preparar as revelações para publicação. O sumo conselho de Kirtland nomeou um comitê formado pela Primeira Presidência e pelo presidente assistente da Igreja para compilar “itens da doutrina de Jesus Cristo” extraídos das revelações dadas a Joseph Smith, no formato de um “livro de convênios”. O comitê publicou esse livro em 1835, com o título de Doctrine and Covenants of the Church of the Latter Day Saints [Doutrina e Convênios da Igreja dos Santos dos Últimos Dias]. Uma assembleia geral da Igreja votou unanimemente para aceitar o livro como “uma lei para a igreja” e uma “regra de fé e prática”.

Doutrina e Convênios.
Página de rosto da edição de 1835 de Doutrina e Convênios.2020 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.

Doutrina e Convênios expandiu o Livro de Mandamentos em vários aspectos: o comitê incluiu várias revelações que não constavam no Livro de Mandamentos, preparou e acrescentou dissertações sobre teologia e inseriu diversas pequenas correções no texto. O título, Doutrina e Convênios, descrevia as duas divisões do livro. A primeira, “sobre a doutrina da Igreja”, continha as dissertações teológicas que mais tarde ficaram conhecidas como “Lectures on Faith” [Dissertações sobre a fé]. A segunda, “Convênios e Mandamentos do Senhor”, continha as revelações. A compilação aumentou, passando de 65 “capítulos” no Livro de Mandamentos para 103 “seções” em Doutrina e Convênios.

Seguiram-se outras edições, cada qual introduzindo algumas mudanças no formato do livro e acrescentando outras revelações. Em Nauvoo, Joseph Smith supervisionou uma edição que acrescentou várias seções novas e foi publicada pouco depois de sua morte, em 1844. O Quórum dos Doze Apóstolos, na Inglaterra, percebeu a necessidade de que os santos britânicos tivessem acesso às revelações e preparou uma edição europeia para uso além-mar, com base na edição de 1844 de Nauvoo. Reimpressões da edição de Nauvoo e da europeia forneceram exemplares para os membros à medida que a Igreja crescia, mas, na década de 1870, o presidente Brigham Young instruiu Orson Pratt, do Quórum dos Doze Apóstolos, a atualizar Doutrina e Convênios. A edição de 1876 dividiu cada seção em versículos e acrescentou 26 seções novas, inclusive uma revelação sobre o casamento celestial, um relato da visão que Joseph Smith e Oliver Cowdery tiveram de Elias, o profeta, no Templo de Kirtland, a profecia de Joseph sobre a guerra e trechos de suas cartas escritas na Cadeia de Liberty.

Três edições do século XX atualizaram e ampliaram Doutrina e Convênios. A versão de 1921 retirou as Dissertações sobre a fé. A edição de 1981 padronizou os cabeçalhos das seções, forneceu um grande número de referências cruzadas para outros livros de escrituras e acrescentou novos itens, inclusive a visão que Joseph F. Smith teve em 1918 do mundo espiritual e a então recente revelação do presidente Spencer W. Kimball que estendia o sacerdócio a todos os santos dos últimos dias do sexo masculino, independentemente de raça. Com o tempo, outros documentos se tornaram disponíveis e, em 2013, a Igreja publicou uma nova edição de Doutrina e Convênios com introduções históricas mais precisas para muitas das seções.

Ver o texto completo de Doutrina e Convénios.