Dia Mundial do Refugiado: um olhar sobre a ajuda da Igreja aos refugiados na Europa

A coragem dos refugiados e a ajuda dos membros da Igreja de Jesus Cristo são recordados no Dia Mundial do Refugiado

Atualmente, existem 35,3 milhões de refugiados em todo o mundo, de acordo com a Agência das Nações Unidas para Refugiados. Todos os anos, em 20 de junho, o Dia Mundial do Refugiado é designado pelas Nações Unidas para reconhecer aqueles que têm a coragem de fugir de seu país de origem devido a conflitos ou perseguições. A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias esforça-se para fornecer apoio às pessoas e famílias deslocadas, colaborando com outras organizações globais envolvidas neste esforço de socorro.

A Igreja de Jesus Cristo incentiva seus membros a ajudar os refugiados forçados a sair das suas casas e países. Em 2021, a Igreja afirmou em uma atualização geral do manual que “Como parte da sua responsabilidade de cuidar dos necessitados, os membros da Igreja oferecem seu tempo, talentos e amizade para receber refugiados como membros de suas comunidades”.

No ano passado, os conflitos levaram muitos indivíduos a várias partes da Europa em busca de refúgio dos perigos que persistem em seus países e comunidades de origem. Por meio de 174 projetos de resposta a refugiados em 2022, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e seus membros em todo o mundo forneceram recursos para essas pessoas e famílias que esperam um futuro melhor. A Igreja na Europa tem estado na vanguarda desse esforço, auxiliando refugiados independentemente da cultura, raça ou religião.

Ajuda em toda a Europa

Como resultado das ações militares na Ucrânia, os países da Europa receberam o maior fluxo de refugiados desde a Segunda Guerra Mundial. Em resposta a esta crise, a Igreja gastou mais de € 15,6 milhões (USD 16,8 milhões) para ajudar os refugiados ucranianos e doou mais de 900 toneladas de alimentos e provisões para os ucranianos necessitados. Além de prover seu bem-estar físico, a Igreja realizou seminários e debates on-line semanais para ajudar os ucranianos aflitos a lidar com suas experiências. O trabalho da Igreja na Ucrânia foi descrito em profundidade neste artigo localizado site de notícias da sede da Igreja.
Outros projetos humanitários recentes da Igreja de Jesus Cristo na Polônia, Espanha, Grécia, Romênia, Sérvia, Croácia e Geórgia ajudam refugiados da Ucrânia e de outros países. A Igreja colaborou com 294 organizações em toda a Europa em 2022 para apoiar projetos humanitários. Como resultado, milhares de pessoas e famílias encontraram alívio e conforto em circunstâncias difíceis.

O exemplo da Itália

A Igreja na Itália conduziu vários projetos para refugiados, em parceria com bancos de alimentos, centros de refugiados, músicos, líderes comunitários e complexos habitacionais para fornecer ajuda e conforto aos refugiados. Peace and Monday Ehigiamusoe, ex-refugiados, fugiram de sua terra natal na África em busca de refúgio em Roma, na Itália. Durante sua jornada de barco, o grupo de refugiados encontrou violentas tempestades que provocaram a morte em muitos outros refugiados.

Peace e Monday perderam seus escassos pertences, mas sobreviveram às condições difíceis e chegaram em segurança à Itália. Encontraram-se com voluntários da Igreja de Jesus Cristo por meio da rede de refugiados da região e receberam recursos para se estabelecerem em seu novo país.

A Igreja ajudou Monday a obter uma educação e encontrar um trabalho estável. Agora, Peace and Monday servem consistentemente na sua comunidade local, ajudando outros refugiados e necessitados. A fé desempenhou um papel significativo em motivar a família Ehigiamusoe a buscar uma vida melhor e a Igreja forneceu apoio para seu bem-estar físico e espiritual.