Dia Mundial da Bicicleta: Famílias e missionários sobre duas rodas

O Dia Mundial da Bicicleta, comemorado anualmente a 3 de junho, deve ser apreciado por pessoas de todas as esferas da vida. A bicicleta oferece transporte e recreação há mais de 200 anos. Também se tornou uma marca registada dos missionários d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias que andam de bicicleta pelas ruas da Europa.

Missionaries_Bicycle
Duas missionárias d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias na Hungria.2021 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

“São aqueles que têm placas pretas e lindos capacetes de bicicleta”, é assim que os missionários são frequentemente descritos, de acordo com o site da Igreja. A maioria dos jovens em missão aprendeu a andar de bicicleta com a família, principalmente na Europa, onde são vendidas 20 milhões de bicicletas a cada ano.

“Na Holanda, as bicicletas são um meio de transporte, não apenas recreação”, disse Christiaan Kleijweg, um santo dos últimos dias de Voorschoten, no oeste da Holanda. “O nosso país é pequeno, com 17 milhões de habitantes, mas temos 37.000 quilómetros de ciclovias onde pedalamos 15 mil milhões de quilómetros por ano. São quase 900 km por ano por pessoa! Juntos, temos 23 milhões de bicicletas normais e com suporte elétrico, o que dá uma média de 1,3 bicicletas por pessoa, algo único no mundo. Para muitos, o ciclismo é um assunto de família. Pais e filhos vão andar de bicicleta juntos”.

Missionaries_Bicycle2
Uma imagem de missionários a andar de bicicleta da biblioteca de Media do Evangelho.2021 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

Erlangen há muito que é reconhecida como uma das cidades da Alemanha mais amigas das bicicletas. Um terço de todas as viagens são feitas de bicicleta, três vezes a média nacional. Muitos moradores de Erlangen vão para a escola e para o trabalho, fazem recados e até vão ver uma peça de teatro ou à igreja sobre duas rodas.

A família Grünke não é diferente. Recentemente, Leonhard completou 80 anos mas só há poucas semanas é que se reformou de entregar jornais, após 46 anos em que se revezava com a esposa para entregar jornais de bicicleta como um segundo trabalho – uma viagem de 10 quilómetros, que demorava de duas a três horas, todas as manhãs. Certa vez, os dois filhos deles percorreram 230 km de bicicleta, até ao Templo de Frankfurt com alguns amigos, para participar numa atividade de jovens.

Bicycle_woman
Uma jovem com uma bicicleta. Muitos missionários aprenderam a andar de bicicleta com a família.2021 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

Também da Alemanha, o Elder Dieter F. Uchtdorf do Quórum dos Doze Apóstolos da Igreja, lembra-se com carinho de levar a sua futura esposa Harriet de bicicleta à Igreja.

A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o dia 3 de junho como o Dia Mundial da Bicicleta, em abril de 2018. De acordo com as Nações Unidas, a bicicleta é um meio de transporte simples, confiável e ambientalmente sustentável.

Além de ser prática, a bicicleta é utilizada em diversos níveis de intensidade. Seja a participar numa competição de ciclismo ou num passeio de lazer no parque com os entes queridos, há muitas maneiras de desfrutar dum passeio de bicicleta. A bicicleta constrói e sustenta os meios de subsistência, fornece recreação e ajuda a manter o bem-estar físico e emocional de milhões de pessoas, em todo o mundo.