SALA DE IMPRENSA Blog

As Famílias Devem Conversar sobre as Redes Sociais

 

A Igreja está a utilizar cada vez mais as novas tecnologias e a popularidade das redes sociais para ajudar a propagar as mensagens do evangelho até “os confins da Terra”, e garantir que o evangelho “[seja] pregado a toda criatura” (D&C 58:64), cumprindo as profecias sobre o avanço da obra missionária nos últimos dias.

Ao mesmo tempo que a Igreja continua a empenhar-se em compartilhar luz e bondade em diversas redes sociais, os pais têm a oportunidade e a responsabilidade de aconselhar os filhos na escolha não somente das redes sociais apropriadas para uso dentro de casa, mas também em como usar esses recursos da maneira correta e que tipo de precaução a família vai adotar.

O papel da tecnologia na proclamação do evangelho

“A tecnologia fornece uma variedade enorme de canais poderosos por meio dos quais podemos proclamar ‘Jesus Cristo’ (1 Coríntios 2:2) e ‘[pregar] arrependimento ao povo’ (D&C 44:3)”, disse o Élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos durante um seminário para novos presidentes de missão em 2016. (1) 

O conselho do Élder Bednar aplica-se especialmente aos pais e às famílias de hoje.

“Os dispositivos digitais e móveis sem dúvida vão mudar em termos de utilização, tamanho e potência — mas não vão desaparecer!”, disse ele. De fato, “esse milagroso progresso de inovações, invenções e tecnologias” promove e acelera o trabalho de salvação e faz parte do avanço da obra do Senhor nos últimos dias.

A nova geração é particularmente bem preparada para ouvir e aprender sobre o evangelho restaurado por intermédio desses meios de comunicação.

“A maioria dos jovens de hoje usa amplamente uma grande variedade de tecnologias digitais”, disse o Élder Bednar. Eles tendem a ficar imersos no Facebook, Twitter, YouTube e Snapchat, usando as redes sociais para pesquisar e compartilhar informações, e para comunicar-se com familiares e amigos. “Literalmente carregam consigo e utilizam dispositivos móveis em todo lugar para onde vão.”

Realizar a obra do Senhor.

Para ajudar a alcançar esses objetivos, a Igreja tem ampliado continuamente sua presença nas redes sociais, inclusive com páginas pessoais de cada membro da Primeira Presidência, do Quórum dos Doze Apóstolos e de outros líderes no Facebook e no Twitter. 

A Igreja usa vários canais de redes sociais para publicar regularmente mensagens edificantes e convidar os membros a “compartilhar bondade”. Um exemplo disso é a campanha “Seja a Luz do Mundo”, lançada no Natal de 2016, incentivando as pessoas a compartilhar a Luz de Cristo prestando serviços simples, mas significativos, às pessoas durante o mês de dezembro bem como em outras épocas.

Alguns alertas

Apesar do uso correto desses poderosos canais de comunicação, “todo recurso criado para o bem acaba sendo também uma opção para o diabo fazer o mal”, disse o Élder Bednar.

Num discurso para o Sistema Educativo da Igreja em 2009, o Élder Bednar alertou para a “possível influência repressiva, sufocante, anuladora e restritiva que alguns tipos de interações e experiências realizadas no mundo virtual podem ter sobre nossa alma”, e rogou aos membros que “[tomassem] cuidado com a influência entorpecente e espiritualmente destrutiva das tecnologias do ciberespaço, que são usadas para produzir e promover propósitos degradantes e malignos” (2)  

“Muito tempo pode ser desperdiçado, muitos relacionamentos podem ser prejudicados ou destruídos e preciosos padrões de retidão podem ser negligenciados, quando a tecnologia é usada de modo impróprio”, alertou ele. “Não devemos permitir que nem mesmo as boas aplicações das redes sociais suplantem o melhor e excelente uso de nosso tempo, energia e recursos” (3) 

O dever dos pais de preparar e ensinar

Já que a tecnologia oferece perigos, os pais têm o dever sagrado de conversar com os filhos sobre como usam as redes sociais e outras tecnologias, e orientá-los com respeito “ao caminho da preparação e da prevenção”.

“Tenham cuidado para não regulamentarem excessivamente o uso da tecnologia ou fazerem proliferar incontáveis regras e restrições”, afirmou o Élder Bednar. “As atitudes desejadas e o comportamento correto não podem florescer no solo do constante controle restritivo e da coerção. O seu amor, sua paciência, seu ensino e ministério vão prover o apoio espiritual essencial à medida que eles prosseguirem com firmeza no caminho estreito e apertado”.

À medida que os pais ajudarem a nova geração a aprender e aplicar princípios corretos, eles serão capazes cada vez mais de tomar decisões corretas por si mesmos, disse ele.

Esses princípios incluem o seguinte:

  • Ensinar os filhos a “exercer o arbítrio moral e a tornarem-se agentes que atuam de acordo com a doutrina de Cristo em vez de pessoas passivas que recebem a ação”.
  • Ajudá-los a aprender “que o único filtro que pode sobrepujar com sucesso e evitar o mal, reside no coração e na mente de um discípulo fiel de Cristo. Somente a companhia do Espírito Santo pode fortalecer o suficiente contra ‘os dardos inflamados do maligno’ (Efésios 6:16)”.
  • Ajudá-los a “descobrir por inspiração as várias maneiras pelas quais esses recursos podem ser usados para fazer o trabalho de salvação avançar”.

Essa orientação vai ajudar os jovens a “estabelecer um alicerce seguro sobre o qual poderão estar edificados para sempre”, reafirmou o Élder Bednar em 2016.

Contribuição de Camille West, LDS.org e Church News. O Church News é uma publicação oficial de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. O conteúdo da publicação apoia as doutrinas, os princípios e as práticas da Igreja

____________________________________________________

(1)    Ver “Eles Devem Proclamar Essas Coisas ao Mundo”, discurso proferido no seminário para novos presidentes de missão, 24 de junho de 2016. (artigo relacionado em inglês)
(2)    Ver “As Coisas Como Realmente São”, A Liahona, junho de 2010, p. 26.
(3)    Ver “Varrer a Terra Como um Dilúvio”, Semana Educativa na Universidade Brigham Young, 19 de agosto de 2014.

Pesquisar o Blog

Acerca do Blog: Este blog é gerido e escrito pela equipa de Relações Públicas de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. As informações aqui apresentadas são fiáveis e precisas mas não devem necessariamente ser vistas como declarações oficiais da Igreja. O objetivo deste blogue é de fornecer aos jornalistas, bloggers e ao público contexto e informações adicionais referentes a temas públicos que envolvam a Igreja no país e no mundo. Para aceder a comunicados de imprensa ou a declarações da Igreja, visite www.saladeimprensamormon.pt.

Observação do Guia de Estilo: Em notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pedimos que use o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome, aceda ao Guia de Estilo.