Como parte da sua responsabilidade contínua de cuidar dos necessitados, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias está a reforçar a sua iniciativa global para melhorar o bem-estar de mulheres e crianças.
Durante reuniões na Praça do Templo em Salt Lake City, Utah, na quinta-feira, dia 5 de junho de 2025, a Presidente Geral da Sociedade de Socorro, Camille N. Johnson, disse a representantes de oito organizações humanitárias globais que a Igreja irá doar mais 63,4 milhões de dólares para este projeto mundial anunciado pela primeira vez em 2023. O ano passado, a Igreja anunciou uma doação de 55,8 milhões de dólares como parte deste esforço.
“A colaboração continua a ser o coração desta iniciativa; criamos o maior impacto através dos nossos esforços conjuntos. Juntos, esperamos ansiosamente por mais um ano de criação de futuros mais saudáveis para mulheres e crianças e fortalecimento das comunidades”, disse a Presidente Johnson.
- woman-child-guatemala.jpg
- president-johnson-guatemala.jpg
- 20240531_0900_CSmith_1102.jpg
- woman-child-west-africa.jpg
- woman-child-liberia.jpg
- _BIN3906.jpg
- _BIN3753.jpg
- _BIN4046.jpg
Temple Square is always beautiful in the springtime. Gardeners work to prepare the ground for General Conference. © 2012 Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved. | 1 / 2 |
Durante a reunião, os representantes partilharam os principais resultados de 2024, ao destacar progressos significativos:
- 21,2 milhões de crianças e mães receberam vitaminas.
- 1,87 milhões de crianças foram submetidas a rastreios de desnutrição e tratadas, se necessário.
- 1,6 milhões de mães receberam formação em boas práticas de nutrição.
- 219.000 mães grávidas receberam cuidados pré-natais.
- 141.000 famílias receberam sementes, formação ou têm agora hortas caseiras com alimentos mais ricos em nutrientes.
- 41.000 pessoas receberam formação sobre melhores comportamentos de higiene.
- 17.000 profissionais de saúde do governo receberam formação para apoiar os cuidados maternos e neonatais, a nutrição infantil, o aleitamento materno e a administração de vitaminas.
- 6.800 pessoas beneficiaram de instalações de água e saneamento melhoradas.
- 159 recém-nascidos foram reanimados à nascença.
- 125 estabelecimentos de saúde receberam formação para acompanhar os casos clínicos de malnutrição e fornecer tratamento.
A Igreja assumiu um papel de liderança ao reunir oito organizações sem fins lucrativos reconhecidas mundialmente, e como parte de quatro grupos, cada um deles focado em projetos que beneficiam mulheres e crianças. Estas organizações são: CARE International, Catholic Relief Services (CRS), Helen Keller Intl, iDE, MAP International, Save the Children, The Hunger Project e Vitamin Angels.
- Relief-Society-Consortium
- CEP15415.JPG
- CEP16645.JPG
- Relief-Society-Consortium
- CEP_8385.JPG
- Relief-Society-Consortium
- Relief-Society-Consortium
- Relief-Society-Consortium
- CEP16700.JPG
- CEP_8497.JPG
- CEP_8510.JPG
- CEP17012.JPG
- Relief-Society-Consortium
- Relief-Society-Consortium
- Relief-Society-Consortium
- Relief-Society-Consortium
- Relief-Society-Consortium
- Relief-Society-Consortium
- Relief-Society-Consortium
Temple Square is always beautiful in the springtime. Gardeners work to prepare the ground for General Conference. © 2012 Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved. | 1 / 2 |
Os quatro grupos, as suas áreas de foco e os seus objetivos são os seguintes:
- Grupo 1: Helen Keller Intl, Vitamin Angels, iDE
Objetivo: Aumentar o acesso a alimentos nutritivos, vitaminas e medicamentos em 12 países (Bangladesh, Camboja, República Democrática do Congo, Gana, Quénia, Mali, Nepal, Nigéria, Filipinas, Senegal, Serra Leoa e Zâmbia). - Grupo 2: CRS, The Hunger Project, MAP International
Objetivo: Melhorar os cuidados maternos e neonatais, a água, o saneamento, a higiene e a nutrição no Gana. - Grupo 3: Save the Children, MAP International
Objetivo: Melhorar os cuidados maternos aos recém-nascidos e a nutrição na Serra Leoa e na Zâmbia. - Grupo 4: CARE, iDE, MAP International
Objetivo: Melhorar a agricultura, a nutrição e atualizar as clínicas médicas no Nepal.
“Com o nosso alcance global, estamos numa posição única para promover a colaboração entre estas oito organizações. Ao potenciarmos as nossas forças e recursos individuais, ampliamos o nosso impacto coletivo”, afirmou Blaine R. Maxfield, diretor-geral dos Serviços de Bem-Estar e Autossuficiência. “Que bênção é juntarmo-nos para servir os filhos de Deus em todo o mundo.”
O anúncio do novo financiamento foi parte das atividades, incluindo um painel de debate de especialistas no fim do dia na quinta-feira, dia 5 de junho, liderado pelo Bispo L. Todd Budge, Segundo Conselheiro no Bispado Presidente da Igreja. O painel concentrou-se na saúde e nutrição para mulheres e crianças.
Os membros do painel foram a Presidente Johnson, o Irmão Maxfield, Sharon Eubank (diretora dos Serviços Humanitários da Igreja), Sarah Bouchie (CEO da Helen Keller Intl), Ana Céspedes (CEO da Vitamin Angels), Lizz Welch (CEO da iDE) e Abena Amedormey (representante da CRS no Gana).

_BIN3753v2.jpg
Uma estaca local d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias foi anfitriã de uma clínica de nutrição em Acra, Gana, no dia 1 de junho de 2024. As crianças foram pesadas e medidas para determinar o seu risco de desnutrição, e as mulheres foram ensinadas sobre nutrição e como preparar refeições saudáveis.© 2025 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.Bouchie disse que viu o impacto dessa abordagem colaborativa para ajudar mulheres e crianças o ano passado no Camboja. Conheceu uma menina de 4 anos cuja desnutrição grave foi identificada e tratada graças à intervenção de profissionais de saúde comunitários apoiados pela Helen Keller Intl.
“A história dela dá-nos realmente a sensação de que a vida destas crianças está a mudar”, disse Bouchie, cuja organização ajuda crianças e famílias a cultivar e a comer alimentos nutritivos em 20 países da Ásia, África, Europa e EUA. “Se a desnutrição daquela criança não tivesse sido identificada mais cedo, poderia ter sido desastrosa para aquela família”.
O mesmo se aplica ao trabalho realizado pela Vitamin Angels, que se concentra na melhoria da nutrição e dos resultados de saúde das mulheres grávidas, bebés e crianças em todo o mundo.
“Estamos a maximizar o impacto uns dos outros”, disse Céspedes. “Estamos a desenvolver as capacidades, os recursos, as redes e as competências uns dos outros para fazer melhor, para fazer mais, para o fazer de forma mais ampla e para o tornar mais sustentável.”
Welch, cuja organização se concentra em oportunidades de rendimento e meios de subsistência para famílias pobres e rurais nos países em desenvolvimento, disse que este esforço de colaboração com a Igreja e outros é “fenomenal”.
“As minhas conclusões [de hoje] são o poder da generosidade dos membros da Igreja e o quanto as pessoas se preocupam e querem ajudar a transformar a vida dos outros — a começar pelas crianças, pelas mulheres e depois estendendo-se às famílias e às comunidades”, disse Welch. “Fui levado às lágrimas várias vezes hoje, e sinto-me tão pequeno e grato pela [colaboração] que temos e pelo facto de as pessoas aqui se preocuparem tão profundamente com os outros no mundo.”
Rowlands Kaotcha, CEO do The Hunger Project, sublinhou o foco do grupo em alimentar as pessoas e ensiná-las a alimentarem-se a si próprias.
“[O objetivo final] é realmente a autossuficiência”, disse Kaotcha. “A Igreja está a construir a autossuficiência. O objetivo final do Hunger Project’s nas comunidades com que trabalhamos, é que elas possam ser autossuficientes e serem mestres da sua própria mudança e conduzirem o seu próprio processo para chegarem ao destino que desejam.”
Em 2023, a Primeira Presidência pediu à Sociedade de Socorro para liderar este esforço global. O Presidente Russell M. Nelson disse às mulheres que elas têm uma investidura divina para mudar vidas. Ele disse: “Sou inspirado pela vossa diligência, liderança dinâmica e pela vossa capacidade de ver uma necessidade e atendê-la”.
Os membros d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias acreditam em seguir os dois grandes mandamentos do Salvador: amar a Deus e amar ao próximo. Como parte deste mandato, a Igreja procura maximizar o seu impacto para que os seus esforços abençoem não apenas aqueles que recebem ajuda, mas também as suas famílias e comunidades. Para mais informações sobre os esforços da Igreja para cuidar dos necessitados, consulte o resumo mais recente de “Cuidar dos Necessitados”.