SALA DE IMPRENSA Blog

A Dignidade da Vida Humana

Desde o seu começo no útero até o seu último suspiro, e em cada estágio intermediário, toda vida humana é dotada de dignidade, criada na graça da imagem de Deus.

Mormon Newsroom

Às vezes parece que os problemas da vida são grandes demais para serem resolvidos. O mundo está repleto de pobreza, fome, guerra e muito mais. Não importa o quanto tentemos ou quanto dinheiro ou tecnologia empregamos, esses desafios persistem.

E, no entanto, não temos escolha senão continuar buscando soluções porque cada pessoa é preciosa para além da compreensão – é uma alma eterna.

Desde o seu começo no útero até o seu último suspiro, e em cada estágio intermediário, toda vida humana é dotada de dignidade, criada na graça da imagem de Deus.

Essa abordagem da vida origina-se no relato da criação do Antigo Testamento e estende-se à visão milenar do Novo Testamento de um mundo sem lágrimas. As manchetes diárias de conflito e tristeza lembram-nos que ainda estamos a uma grande distância desse mundo pacífico. Até esse dia chegar, é responsabilidade de todos - especialmente pessoas de fé - proteger e defender a dignidade de cada pessoa.

Líderes religiosos, antigos e modernos, enfatizam o sofrimento dos sem poder. Cuidar dos mais vulneráveis - sejam os não-nascidos, os idosos, os pobres, os maltratados, os deslocados, os doentes ou os deficientes - está no centro das grandes religiões do mundo, incluindo a cosmovisão judaico-cristã. Isaías do Antigo Testamento repreendeu aqueles que "atropelam o povo [de Deus]" e "moem a face dos pobres". [1] E Jesus Cristo do Novo Testamento disse a Seus seguidores que ministrassem aos famintos, aos sedentos, aos perdidos, os nus, os doentes e os presos. [2]

Porque todos nós, em vários pontos, cairemos em uma ou mais dessas categorias, o chamado para servir aos fracos e vulneráveis aplica-se a todos.

Os vulneráveis e indefesos entre nós incluem bebês não nascidos. O Apóstolo Mórmon Quentin L. Cook disse: "Estamos tão entorpecidos e intimidados pela imensidão da prática do aborto que muitos de nós o empurraram para o fundo das nossas mentes e tentaram mantê-lo fora da nossa consciência". Embora os abortos nos Estados Unidos tenham diminuído nos últimos anos, ainda houve mais de 920.000 abortos em 2014. [3] Mas, como disse o Élder Cook, para aqueles que acreditam que são responsáveis perante Deus, essa perda de humanidade é "uma tragédia de proporções monumentais" e "uma séria mancha moral em nossa sociedade". [4]

Nossos inícios são um símbolo de nossa confiança vitalícia nos outros pela sobrevivência. "O útero lembra-nos que não somos auto-existentes", diz Russell Moore, da Convenção Batista do Sul.

"Nenhum de nós é 'viável' além dos outros e do ecossistema que Deus construiu ao nosso redor." [5] Os bebês precisam de pais; os idosos precisam de cuidadores; os doentes precisam de médicos; os refugiados precisam de um lar; os solitários precisam de uma comunidade. Ao longo de nossas vidas, precisamos uns dos outros.

Como muitos outros crentes religiosos, disse o Élder Cook, os santos dos últimos dias devem "estar na vanguarda da mudança de corações e mentes sobre a importância das crianças" .6 As escrituras mórmon ensinam que o propósito de Deus é "levar a efeito a imortalidade", e a vida eterna do homem. ” Independentemente das circunstâncias de nosso nascimento, todos nós temos um potencial divino. [7]

Mas, como muitos crentes defendem isso de maneira vocal contra o aborto, alguns são acusados de não se importar com os necessitados em outros estágios da vida. Assim, vemos a caricatura que os defensores pró-vida acreditam que a vida "começa na conceção e termina no nascimento". [8]

Naturalmente, os vulneráveis não estão limitados a crianças pequenas. É tão fácil ver os idosos, os deficientes e os doentes como impotentes. No entanto, como Moore diz, "a vida é mais do que utilidade percebida". Cuidar daqueles que não parecem importar "diz-nos que a vida não é sobre instinto e preservação de genes e a vontade de poder. Nós não somos animais". [9] Outros merecem nosso amor, independentemente de suas habilidades físicas ou mentais., por causa da dignidade dada por Deus que eles possuem como parte da família humana.

E há hoje 65 milhões de pessoas deslocadas - incluindo refugiados - um grupo desamparado envolvido nas ondas de conflito, perseguição e instabilidade política. Sua situação também é merecedora do nosso amor e ministério. O líder mórmon Elder Patrick Kearon diz que seu deslocamento "não os define, mas nossa resposta nos ajudará a definir-nos." [10] Os refugiados merecem a bênção de um porto seguro e a oportunidade de ter sucesso - o fruto da Declaração Universal dos Direitos Humanos chama "os direitos iguais e inalienáveis de todos os membros da família humana." [11] Pode haver desacordo real sobre a política, mas deve haver pouca discussão sobre o valor e a dignidade dos vulneráveis entre nós.

Podemos não conseguir fazer com que todos os problemas do mundo desapareçam. Mas podemos fazer a diferença do nosso jeito. Ajudar aqueles que não podem ajudar-se a honrar as nossas raízes religiosas - na verdade, é a essência de uma vida dedicada a Deus. Como o rabino Jonathan Sacks diz: "Não podemos amar a Deus sem antes honrar a dignidade universal da humanidade como imagem e semelhança do Deus universal". [12]

_____________________________________________________________________

[1] Isaías 3:15.

[2] Ver Mateus 25:35–40.

[3] Ver https://www.guttmacher.org/fact-sheet/induced-abortion-united-states#1.

[4] BYU devotional, Feb. 7, 2017.

[5] Russell Moore, Onward: Engaging the Culture Without Losing the Gospel, 120.

[6] BYU devotional, Feb. 7, 2017.

[7] Moisés 1:39.

[8] Russell Moore, http://www.russellmoore.com/2015/07/21/why-were-hosting-the-evangelicals-for-life-conference/.

[9] Russell Moore, Onward: Engaging the Culture without Losing the Gospel, 120.

[10] "Abrigar-se da Tempestade" conferência geral abril 2016

[11] Declaração Universal dos Direitos Humanos, preâmbulo.

[12] Rabbi Jonathan Sacks, Not in God’s Name: Confronting Religious Violence
 

Pesquisar o Blog

Acerca do Blog: Este blog é gerido e escrito pela equipa de Relações Públicas de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. As informações aqui apresentadas são fiáveis e precisas mas não devem necessariamente ser vistas como declarações oficiais da Igreja. O objetivo deste blogue é de fornecer aos jornalistas, bloggers e ao público contexto e informações adicionais referentes a temas públicos que envolvam a Igreja no país e no mundo. Para aceder a comunicados de imprensa ou a declarações da Igreja, visite www.saladeimprensamormon.pt.

Observação do Guia de Estilo: Em notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pedimos que use o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome, aceda ao Guia de Estilo.