10 de setembro - Dia Mundial da Prevenção do Suicídio

O site da Igreja partilha recursos para informar e dar apoio a indivíduos e famílias

O suicídio é um problema trágico e complexo. A depressão, a doença mental, a crise pessoal, o isolamento e as tentativas anteriores representam alguns dos fatores de risco associados ao suicídio. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, todos os anos cerca de 800.000 pessoas cometem suicídio e muitas outras tentam fazê-lo. Além disso, o suicídio é a terceira principal causa de morte no mundo na faixa etária dos 15 aos 19 anos.

O Dia Mundial da Prevenção do Suicídio é a 10 de setembro. Realiza-se todos os anos com o intuito de prevenir e incentivar as comunidades a partilhar recursos e informações.

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias tem um site (em inglês) de Prevenção do Suicídio e Ministrar, com informações e vídeos para apoiar e orientar indivíduos, pais, famílias e líderes. No site pode ler-se: “O aumento da taxa de suicídio em muitas áreas do mundo é um problema preocupante” e que as pessoas “podem usar este recurso para aprender sobre a doutrina da Igreja sobre o suicídio, os sinais de alerta do suicídio, como ajudar alguém em crise e como reagir após uma perda por suicídio”.

O Elder Dale G Renlund, do Quórum dos Doze Apóstolos, disse no vídeo, Understanding Suicide (Compreender o Suicídio): “Sabemos através das estatísticas que alguém na ala (congregação) está a sofrer. .  . O que temos de fazer como Igreja é estender a mão com amor e carinho àqueles que têm pensamentos suicidas, que tentaram o suicídio ou que se sentem marginalizados de alguma forma. Temos de estender a mão com amor e compreensão, e fazemos isso em conjunto com profissionais de saúde, líderes eclesiásticos, amigos e apoio familiar. ”

Para aqueles que têm pensamentos suicidas, ou aqueles que têm uma preocupação direta com alguém com este problema, as linhas de ajuda para crises estão listadas no site da Igreja. Estas linhas de ajuda chegam a todo o mundo, são gratuitas e contam com pessoal treinado para ajudar.

No seu discurso da Conferência Geral de 2013, Como um Vaso Quebrado, o Elder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos, partilhou estas palavras de incentivo para escolher a vida: “Não importa qual seja a vossa provação, meus irmãos e irmãs — mental, emocional, física ou outra qualquer — não tentem dar cabo do precioso dom que receberam: a vida! Confiem em Deus.  Agarrem-se ao Seu amor.  Saibam que um dia a alvorada surgirá brilhante e as sombras da mortalidade se dissiparão”.

O site oferece inspiração e esperança para pais em sofrimento e famílias que ficaram para trás. Também oferece sugestões sobre como ajudar quem sobrevive e como falar sobre suicídio em conselhos e famílias.

O Presidente M. Russell Ballard, presidente interino do Quórum dos Doze Apóstolos, disse no vídeo (em inglês) Sitting on the Bench (Sentado no Banco):Thoughts on Suicide Prevention (Reflexões sobre a Prevenção do Suicídio): “Não há nada mais poderoso do que o braço do amor que pode ser colocado ao redor daqueles que estão em dificuldades. . . Penso que podemos ter impacto ao orientar as pessoas para alguns dos recursos disponíveis que elas nem sabem que existem. Devemos manter-nos sempre atentos. Cuidamos uns dos outros, amamos uns aos outros e deixamos os julgamentos, os julgamentos eternos, para o nosso Pai Celestial e para o Senhor Jesus Cristo, que sabem todas as coisas”.