Notícia

Servir os pobres e os necessitados durante a COVID-19

Os esforços humanitários dos Santos dos Últimos Dias beneficiam 800.000 pessoas por toda a Europa

Em tempos de necessidade, a ajuda pode ser encontrada uma por uma, ou através dos esforços combinados de muitos. Seja uma necessidade grande ou pequena, os membros das quase 1.400 congregações d’ A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias a nível da Europa procuram formas de ajudar outros: a título individual e coletivo. 
  
“Como cristãos, consideramos Jesus Cristo como o exemplo máximo de serviço ao próximo”, disse o Elder Gary B Sabin, Presidente da Área da Europa da Igreja. “Carregar os fardos dos pobres e necessitados é o que Ele espera que façamos.”    

Recentemente, as preocupações em torno da pandemia da COVID-19 colocaram indivíduos e comunidades sob forte pressão. Congregações, em parceria com organizações comunitárias locais e, frequentemente, com o apoio da Latter-day Saint Charities (Instituição de Caridade Santos dos Últimos Dias), responderam provendo prontamente bens alimentares e de proteção pessoal. 

Os relatos que se seguem são exemplos do serviço prestado em mais de 180 projetos, que beneficiaram 800.000 pessoas em 20 países europeus durante este período sem precedentes. 

Ilha de Santiago, Cabo Verde

O impacto da pandemia deixou muitos moradores da Ilha de Santiago, Cabo Verde, sem rendimentos e com carências das necessidades básicas. A Igreja respondeu fornecendo bens alimentares e artigos de higiene à Nos Saúde, uma associação comunitária que entregou os tão necessários suprimentos a 300 famílias. O projeto foi apoiado pelo financiamento da Instituição de Caridade Santos dos Últimos Dias e beneficiou mais de 1700 pessoas devido ao elevado número de indivíduos de cada agregado familiar.    

1Cabo Verde
Famílias a receber os tão necessários bens alimentares e artigos de higiene.2020 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
                   

“Agradecemos à vossa instituição pelo financiamento deste projeto para mitigar o impacto da COVID-19, onde 300 famílias carenciadas da Ilha de Santiago foram beneficiadas com a oferta de cabazes de bens alimentares e produtos de higiene básicos”, disse o presidente do Nós Saúde, Raimundo Monteiro. 

Para além de fornecer alimentos aos residentes locais, a Igreja também forneceu um abastecimento de três meses de artigos de higiene e limpeza à Delegação de Saúde de Santa Catarina para impedir a propagação do vírus. Estes itens contribuíram para a segurança e proteção de cerca de 90 profissionais de saúde de uma unidade de saúde local.  

Eslováquia 

Quando o governo eslovaco exigiu que as pessoas usassem equipamento de proteção individual (EPI) e máscaras para retardar a propagação do vírus, a Instituição de Caridade Santos dos Últimos Dias e as organizações comunitárias locais associaram-se para prover os suprimentos necessários. O esforço concentrou-se na proteção de profissionais de saúde, assistentes sociais e funcionários de instituições de assistência ao domicílio que não dispunham de recursos para o EPI. 

Máquinas de costura foram compradas para uso em centros comunitários, onde os funcionários fizeram máscaras com materiais doados localmente. Em pouco tempo, 2500 máscaras foram criadas e distribuídas por hospitais, centros de atendimento e outras organizações em 13 comunidades diferentes.   

2-Slovakia-(2).jpg
Máquinas de costura foram compradas para uso em centros comunitários, onde os funcionários fizeram máscaras com materiais doados localmente.© 2020 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
                      

Viseiras, máscaras, luvas, termómetros e soluções de limpeza também foram doados a nove centros de atendimento.  Um centro em Horňa, onde foram entregues os suprimentos, escreveu: “A vossa ajuda foi como um enorme presente caído do Céu. [Os funcionários] agradeceram. . . e não esconderam as lágrimas. Eles expressam o seu [apreço] do fundo do coração”.

Maria Andričíková, líder de uma das instituições de caridade parceiras, também expressou o seu agradecimento e disse: “Agradeço a Deus que na minha jornada de vida me tenha permitido conhecer a vossa igreja através dos seus missionários humanitários e, assim, mudar a minha vida e a vida. da minha família”.

Roma, Itália 

Tal como noutras partes do mundo, as condições em Roma em torno da COVID-19 deixaram muitos sem trabalho e com dificuldades em prover as necessidades básicas para si mesmo e para as suas famílias. Quando as restrições ao confinamento foram atenuadas, os jovens da Estaca de Roma Itália Leste (diocese) reuniram-se para ajudar.  

3-Italy-(1).jpg
Jovens Santos dos Últimos Dias embalam pacotes de alimentos para os necessitados© 2020 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
                    

Eles embalaram, com segurança, 300 pacotes de alimentos para serem entregues às famílias necessitadas pelo Departamento de Segurança e Proteção Civil do Município de Roma. Os artigos dos pacotes foram disponibilizados com o financiamento da Instituição de Caridade Santos dos Últimos Dias. 

“O objetivo era ajudar as famílias em dificuldades de forma específica. Ao fazê-lo, queríamos envolver os jovens da Igreja para os fazer sentir parte deste projeto”, disse o Presidente Andrea Rondinelli, da Estaca de Roma Itália Leste. 

West Yorkshire, Inglaterra 

Em West Yorkshire, Inglaterra, foi solicitado aos hospitais locais sacos para a roupa suja e outros itens de proteção individual para reduzir a propagação da COVID-19. Os profissionais de saúde precisavam que os sacos para a roupa suja levassem batas e uniformes contaminados para serem lavados. Outros dos itens solicitados incluíam fitas de cabeça para prender as viseiras e batas hospitalares.

Os Santos dos Últimos Dias das congregações de Horbury, Dewsbury e Meltham da Estaca de Huddersfield (diocese) e os seus amigos responderam doando os tecidos, botões e fitas necessários para esses itens. Uma empresa local também se ofereceu para ser um local de recolha para a coleta de suprimentos.

4-England-(1).jpg
Karen Sutton costura um saco para a roupa suja para um profissional do serviço de saúde.© 2020 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
                  

Os voluntários doaram do seu tempo e habilidades na confeção dos artigos para distribuição em hospitais e centros de saúde. No total, foram feitos 237 sacos para a roupa suja, 267 fitas para a cabeça e oito conjuntos completos de batas para profissionais de saúde.  

“Embora tenha sido um período difícil no início do confinamento, conseguimos atender a uma necessidade”, disse Karen Sutton, Presidente da Sociedade de Socorro (a organização de mulheres da Igreja) em Dewsbury. “Foi muito gratificante trabalhar com outros voluntários, mesmo à distância. Esta foi a nossa pequena contribuição, foi aquilo que conseguimos fazer no momento, para além de ficar em casa e de manter outros em segurança. ”  

Braga, Portugal

Num esforço para minimizar o impacto do desemprego durante a COVID-19, a congregação de Braga d’ A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias forneceu cerca de uma tonelada de produtos alimentares à Discípulos de Emaús, uma organização local de apoio social. 

Segundo um líder da instituição, a doação será usada para alimentar cerca de 50 famílias necessitadas pelo período de um mês. Uma hora após a entrega dos alimentos, chegaram mais seis telefonemas com pedidos de famílias que já não tinham comida, algumas delas há mais de dois dias.  

Ajuda_Braga3
A doação foi feita no dia 6 de maio de 2020 pelo bispo Ricardo Lima e Ricardo Matos, responsáveis pela congregação da Igreja em Braga, ao sr. Filipe Aguiar e outros representantes da organização “Discípulos de Emaús”.Foto: cortesia de Ricardo Lima
  

A doação foi possível graças ao apoio da Instituição de Caridade Santos dos Últimos Dias e foi entregue pessoalmente ao Sr. Filipe Aguiar e a outros representantes da organização caritativa pelo bispo Ricardo Lima e Ricardo Matos, responsável pela congregação da Igreja em Braga. 

O Bispo Lima planeia continuar esta colaboração com a instituição local que presta assistência às famílias carenciadas. Ele disse: “Julgo que devemos estar atentos e ajudar estes nossos irmãos, filhos de Deus, neste momento de crise”. 
 

-----------------------

Acerca da Instituição de Caridade Santos dos Últimos Dias
A Instituição de Caridade Santos dos Últimos Dias é o apoio humanitário d’ A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. 
O seu objetivo é aliviar o sofrimento, promover a autossuficiência e proporcionar oportunidades de serviço.  Única na sua estrutura de apoio, a Instituição de Caridade Santos dos Últimos Dias tem acesso aos recursos d’ A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, o que inclui financiamento e apoio voluntário local. Mais de um milhão de dias úteis de trabalho são doados anualmente por voluntários em apoio a iniciativas de assistência social.

Durante a pandemia da COVID-19, mais de 2.600.000 € de doações humanitárias feitas por membros da Igreja foram distribuídas pela Europa. Desses fundos, 40% cobriram EPI (máscaras, luvas, aventais, gel desinfetante, viseiras); 25% financiaram apoio alimentar; 22% compraram equipamentos médicos (ventiladores, camas da UCI, aparelhos de imagiologia, clínicas móvel, equipamento anestésico, testes COVID) e 13% custearam itens básicos (roupas de cama, cobertores, sapatos, fraldas, material escolar).

A instituição patrocina projetos de apoio e desenvolvimento em 195 países e territórios e presta assistência independentemente da raça, afiliação religiosa ou nacionalidade. Em grande parte gerida com trabalho voluntário, a instituição humanitária opera de forma independente e em cooperação com outras organizações de caridade e governos.
 

Observação do Guia de Estilo: Em notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pedimos que use o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome, aceda ao Guia de Estilo.