Notícia

Num ano em que tudo muda, há coisas que não mudam: Nosso Espírito de Solidariedade

Relatos dos projetos locais de solidariedade da Igreja

Esta pandemia que tem sido tão mortal e que tem gerado tanto caos, tanta tristeza e que nos afastou de tantos abraços e beijos que não pudemos dar aos nossos entes queridos, também nos trouxe algo de positivo, esta pandemia fez despertar aquela chama de amor ao próximo e fomos animados pelo nosso Espírito de Solidariedade que pensávamos estar adormecido.

 

Diante desta crise mundial e do aumento do número de pessoas carenciadas, nos vimos na necessidade de nos encher de Fé e de Amor e de acender a nossa Solidariedade para ajudar os nossos irmãos independentemente de quem sejam. Isso nos tornou verdadeiros soldados de Jesus Cristo e defensores da nossa missão divina: "Amar o nosso próximo como a nós mesmos."

Perante esta Pandemia que nos englobou a todos, sentimo-nos na necessidade de apoiar a Associação C.A.S.A. - Centro de Apoio ao Sem Abrigo, que é uma das mais importantes associações da Madeira bem como a nível nacional, que tem um longo historial de ajuda aos mais necessitados. Esta associação foi uma das mais afetadas por esta crise.

Atualmente o C.A.S.A. Madeira tem 2 valências sociais, nomeadamente, o apoio às famílias carenciadas identificadas pelo governo e o apoio aos sem-abrigo. A entrega de refeições quentes e cabazes de comida era tornada possível com as doações de Supermercados, Unidades Hoteleiras, Pastelarias, de entidades privadas e de doações de anónimos, em uma política de combate ao desperdício alimentar.

Desde o início da crise, as doações diminuíram 53,8% e o número de famílias necessitadas também aumentou 36%. Em junho de 2020, os Conselhos Municipais locais já haviam identificado 590 famílias carenciadas (2.200 pessoas no total) e, por sua vez, a população sem-abrigo também havia aumentado 12%.

A associação C.A.S.A dependia muito da ajuda de particulares e de instituições privadas que generosamente doavam alimentos, no entanto, devido à crise pandémica viram-se severamente afetados pelo encerramento de unidades hoteleiras e empresas privadas. As refeições que eram entregues nos vários Municípios da Ilha da Madeira e os alimentos distribuídos à população sem-abrigo eram fornecidos apenas pelos Hotéis. A recolha nos supermercados, prevista para março, foi cancelada o que fez com que ficassem sem bens alimentares para os cabazes das famílias apoiadas pela Associação.

Como Especialistas de Bem-Estar e Autossuficiência do Ramo do Funchal não podíamos ficar indiferentes à situação que esta Associação estava a passar e começamos a agir de imediato.

Em seguida, desenvolvemos um plano com a Diretora da Associação de forma a maximizar os recursos da Igreja da melhor maneira possível. Então o nosso plano consistiu em contribuir com a compra de bens alimentares de forma a suprir as necessidades mais urgentes da Associação, que é alimentar os famintos e os pobres, e esse era o aspeto mais urgente que precisava ser atendido em primeiro lugar.

Mas também percebemos que esta poderia ser uma oportunidade incrível para incluir os membros da Igreja e sentir o puro amor de Cristo que aquece os nossos corações e espíritos e que também é tão fundamental para o nosso desenvolvimento espiritual, por isso solicitamos a ajuda de voluntários (membros e não-membros) para auxiliar a Associação com a compra dos bens alimentares mas também atuando como voluntários na preparação e na distribuição dos alimentos à população em situação de sem abrigo e também na entrega de refeições quentes e cabazes às famílias identificadas pelas Juntas de Freguesia.

O feedback que recebemos foi simplesmente incrível!

O mais bonito desta ajuda humanitária é que muitos membros de outras religiões abraçaram o nosso projeto e o tornaram seu também, entre todos estendemos as mãos, nos tornamos todos irmãos e nos unimos para assumir um novo compromisso de amor, ajuda e compreensão ao nosso próximo, deixando-nos uma valiosa lição de que juntos somos mais fortes e de que a nossa ajuda pode fazer uma grande diferença para quem não tem nada ou quase nada.

Este projeto fez com que uma Ilha tão pequena se tornasse tão grande quando todos nos reunimos para ajudar os mais necessitados. Um total de 49 voluntários, dos quais 33 membros SUD e 16 voluntários de outras religiões entre Muçulmanos, Católicos, Evangélicos e Batistas uniram-se em fraternidade para ajudar os mais necessitados.

Estes voluntários uniram-se com amor a esta causa social porque foi uma forma de agradecer à nossa Igreja pela ajuda prestada e pela dedicação que demonstramos a estes nos diferentes Cursos de Bem-Estar e Autossuficiência dos quais foram participantes, permitindo-lhes crescer como pessoas e alcançar os seus objetivos.

Como membros SUD, demonstramos com amor que a nossa Igreja também é deles, que a nossa Igreja também pode ser o seu porto de abrigo e hospital, que respeitamos as suas crenças e os aceitamos tal como são sem nos importarmos com raça, cor ou religião, porque para nós o que nos motiva é o amor ao próximo e o seu sucesso... porque a vida é assim, ser feliz com a felicidade dos outros.

Essa ajuda no nosso projeto de não membros é o fruto do amor e dedicação que a nossa Igreja tem demonstrado.

Com relação a este projeto, ele será contínuo por pelo menos mais seis meses. O nosso objetivo é também de maximizar os recursos que a Igreja colocou ao nosso dispor na forma de doações de bens alimentares, no entanto, o trabalho voluntário de membros e não-membros da igreja será contínuo. E esperançosamente, com o excelente trabalho e as bênçãos que advêm disso, a Igreja nos dará a possibilidade de continuar.

Podemos dizer que este projeto tornou a Igreja mais visível na Madeira e as pessoas estão a ficar interessadas em saber mais sobre nós e atualmente temos 5 famílias a receber palestras dos missionários devido a esta ajuda humanitária.
 

Observação do Guia de Estilo: Em notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pedimos que use o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome, aceda ao Guia de Estilo.