Novos Setenta de Área: Dificuldades e esperança durante a pandemia

Uma das histórias menos conhecidas da Bíblia conta que Jesus nomeou setenta dos seus seguidores para servir e pregar. No ministério d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, “Setenta” é um ofício derivado deste relato. No meio da pandemia, um Dinamarquês e um Francês, recentemente chamados a este cargo, estão a encontrar formas de edificar e ajudar os outros.

Se puderes dar um pouco de ti, o teu amor e carinho inspirarão e encorajarão os outros”, diz o Elder Franck A. Poznanski, cujo chamado foi anunciado durante um encontro virtual global no passado mês de abril. “Elder” é um título religioso concedido a missionários e líderes de alto nível da Igreja.

Natural de Angers, na França ocidental, o Elder Poznanski é um dos dois novos setenta de área da Área da Europa - uma entidade administrativa da Igreja que se estende tão a norte como os países nórdicos e tão a sul como a Espanha e Cabo Verde. O outro, o Elder Erik Bernskov, vem de Jyllinge, a 40 quilómetros a oeste de Copenhaga.

Ambos foram chamados como Setenta de Área. Ao contrário dos Setentas Autoridade Geral, eles vivem em casa, asseguram a liderança de congregações designadas dentro da área, e continuam a trabalhar nas suas profissões, servindo como voluntários.

Contribuir para a Igreja e para a comunidade sempre foi um assunto que lhes é muito caro. “Pouco antes da pandemia de Covid-19, a minha mulher e eu começámos a servir o pequeno-almoço aos sem abrigo, uma vez por semana às 6 da manhã, recorda o Elder Poznanski. “Ter a oportunidade de servir as pessoas, os necessitados e os pobres, é sempre uma bênção”. Ele e a esposa Veronique são pais de cinco e avós de nove crianças.

Quando a pandemia teve o seu início  e a participação nas reuniões de adoração da Igreja não foi uma opção, o Elder Bernskov e a sua esposa Anne, juntamente com outro casal, visitaram em segurança membros solitários e idosos de congregações na sua estaca, perto deles. Enquanto mantinham a distância, cantavam um hino e deixavam bolo caseiro. “Só de ver as caras sorridentes daqueles que simplesmente não estavam com outras pessoas há algum tempo teve um efeito sobre mim”, recorda-se ele.

Sendo profissionalmente um consultor de recrutamento, o Elder Bernskov valoriza a sua família. Ele e a sua mulher são pais de quatro e avós de cinco. Antes das restrições às viagens, ele gostava de levar os seus filhos a visitar os templos da Igreja. Localizados em várias cidades por toda a Europa, estes santuários são lugares de santidade e paz. Em duas dessas viagens a Inglaterra, aproveitou também a oportunidade para assistir a jogos de futebol.

À medida que o mundo se fecha, o Elder Bernskov recorda-se de fazer longas caminhadas na natureza e de passar tempo com a família. O último ano reforçou para ele o valor de se ligar com aqueles que nos rodeiam. “Como a pandemia está a tornar-se menos alarmante nalguns lugares, espero que voltemos a ministrar uns aos outros, a visitar-nos e a desfrutar da companhia uns dos outros”, diz ele.

O Elder Poznanski dirige os programas educacionais da Igreja para jovens e jovens adultos na Europa, que é o seu emprego a tempo inteiro. Ele lembra-se de se preocupar que os estudantes inscritos pudessem enfrentar desafios durante a pandemia que os levassem a faltar às aulas ou a fazer uma pausa na frequência. No entanto, as aulas foram transferidas para online e ele testemunhou a ajuda divina. “E no final do ano 2020, tínhamos mais alunos do que no ano anterior”, recorda ele.

Ser chamado como Setenta de Área também o ajudou a aprender a confiar em Deus, diz o Elder Poznanski. Foi dominado pela ansiedade e pela incerteza, mas ao mesmo tempo, pelo amor de Jesus Cristo. “Pude sentir que não devia preocupar-me. O Senhor ajudar-me-á”, conclui ele.