Notícia

Mulheres Homenageadas em Março por Moldarem o Futuro

 A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias honra as contribuições das mulheres, a nível mundial, durante este mês comemorativo. 

8 de março foi o Dia Internacional da Mulher — um dia dedicado a comemorar as conquistas sociais, económicas, culturais e políticas das mulheres. Coincidentemente, a organização das mulheres d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, conhecida como a Sociedade de Socorro, partilha o mês de aniversário com o Dia Internacional da Mulher. O dia 17 de março assinalou os 178 anos desde a sua organização. O seu propósito foi declarado por um dos primeiros membros do Quórum dos Doze Apóstolos, John A. Widtsoe.  

“[Em busca] do alívio da pobreza, do alívio da doença; do alívio da dúvida, do alívio da ignorância — do alívio de tudo o que prejudica a alegria e o progresso da mulher”, declarou. 

 A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias honra as contribuições das mulheres, a nível mundial, durante este mês comemorativo. 

“Como mulheres, inspiram outros e estabelecem um padrão digno de emulação… as mulheres moldam o futuro”, disse o Presidente Russell M. Nelson num discurso proferido numa Conferência Geral recente. 

 

Uma mulher que está a moldar o futuro da sua família e da comunidade é Armine Avanesjan. Em 1997 ela emigrou da Arménia para a Alemanha com os seus filhos pequenos. . A jornada para se reunir com o seu o marido (que já se encontrava na Alemanha) foi árdua e longa.  

“Não tínhamos comida, não tínhamos nenhuma comida”, disse ela. “Tivemos que caminhar pela floresta, e depois tivemos que atravessar um rio e estava muito frio — estávamos no início de dezembro. Tínhamos a roupa molhada, eu não sabia nadar e tinha que mergulhar a grande profundidade. Só pensava nos meus filhos.”

A Armine superou estes obstáculos e chegou à Alemanha. Onde se debateu com a adaptação a um novo país, cultura e idioma. Dois anos depois, ela voltou a deixar a sua zona de conforto quando conheceu os missionários que cantavam nas ruas da Alemanha.

“Eu senti intensa e especificamente o Espírito Santo”, relata a Armine. Ela deu um salto de fé e acordou em ser batizada após um mês. 

Sendo um novo membro, tornou-se, automaticamente, membro da Sociedade de Socorro. Ela foi acarinhada por uma comunidade de mulheres fortes e fiéis na Sociedade de Socorro durante a sua esmagadora fase de transição. Elas ajudaram-na a ser ainda mais forte.  

“Eu recebi muito apoio e pude também dar apoio. Apercebi-me da minha própria força individual.

Aprendi a ser uma esposa e mãe maravilhosa. E, sem dúvida, compreendi que Deus verdadeiramente se importa comigo, conhece-me pelo meu nome e ama-me”, disse Armine. 

A Armine moldou o futuro da sua família, ensinando-os a ter fé e a estudar as escrituras. Todos os seus três filhos serviram missões de tempo integral. Ela também moldou o futuro da congregação da sua Igreja, ao servir fielmente nas organizações da Primária e da Sociedade de Socorro e ao ensinar na Escola Dominical. 

“Sou grata por termos este sistema na Igreja, onde podemos ensinar outros e, deste modo, acabamos por nos ensinar a nós mesmos”, disse. 

A primeira conselheira da Presidência Geral da Sociedade de Socorro, Sharon L. Eubank, salientou recentemente que todas as mulheres podem ser líderes corajosas nos seus lares e comunidades. Ela aconselhou as mulheres de todas as partes do mundo a fazerem uso do seu “arbítrio e voz”, para marcar a diferença.   

“Não esperem até que alcancem a mudança que desejam… assim que aprendemos que [nós]… temos o poder, a esperança e a energia, as coisas mudam. Sinto-me cheia de energia com esta ideia”, disse ela.

Em março, o poder das irmãs da Sociedade de Socorro e das mulheres do mundo inteiro, é calorosamente comemorado e apreciado.  

A Sociedade de Socorro é a maior organização de mulheres a nível mundial, com mais de 7,5 milhões membros, em 162 países. Para encontrar recursos adicionais para as mulheres e mais informações sobre a Sociedade de Socorro, visite https://www.churchofjesuschrist.org/callings/relief-society-organization/?lang=por

Recursos Adicionais

Observação do Guia de Estilo: Em notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pedimos que use o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome, aceda ao Guia de Estilo.