Medidas de Apoio para Melhorar a Cura Espiritual dos Oprimidos Devido às Suas Crenças Religiosas Dadas pelos Líderes Globais Santos dos Últimos Dias

O Elder Jeffrey R. Holland e a Irmã Sharon Eubank foram os anfitriões de uma conferência online na cimeira de Windsor

A saúde mental e emocional de milhões de pessoas nos campos de refugiados, e o apoio necessário para expressar a sua fé religiosa, foi o foco da Conferência do Diálogo AMAR Windsor 2021, realizada de 21 a 23 de junho no histórico Cumberland Lodge, Windsor, Inglaterra.

Elder Jeffrey R. Holland, um apostolo d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, e a Sister Sharon Eubank, presidente da Instituição de Caridade Santos dos Últimos Dias, juntaram-se ao evento global através do Zoom. A conferência foi organizada pela Baronesa Emma Nicholson, Presidente da Fundação AMAR, e conduzida pelo Reverendo Dr. Alastair Redfern, da Fé Anglicana. A cimeira reuniu líderes religiosos, académicos e representantes do governo para abordar o impacto da perseguição religiosa a nível mundial.

O Elder Holland sublinhou que “não podemos simplesmente atirar dinheiro” à crise humanitária em que 90 milhões de refugiados foram levados das suas casas. “Ainda temos de nos certificar que existe algo muito mais poderoso e intangível do que esta. E isso é a própria fé religiosa que lhes confere a sua identidade”.

“Temos que garantir que lhes damos essa oportunidade de continuar com a sua esperança, a sua expressão, o seu amor a Deus, ou a sua relação com Deus, seja qual for a forma da sua crença”.

Elder Holland sublinhou o lugar essencial da música no culto religioso e na promoção do sentimento individual de autoestima entre os refugiados e as pessoas deslocadas internamente. “Precisamos de dar às pessoas os laços que as unem e que as tornam no que são, e a música vai ser um deles, e a música tem sido um para nós. Eles estão ligados a este incrível laço”.

A conferência de Windsor deu ênfase especial à situação da minoria religiosa Yazidi oprimida do norte do Iraque. A Baronesa Nicholson descreveu como grupos terroristas tinham visado a expressão cultural, “A música está no centro da fé de todos e os Yazidis não eram capazes de praticar a música nos campos, o ISIS estava a disparar sobre os padres”.

O Professor Michael Bochmann, professor de violino e música de câmara no Conservatório de Música e Dança de Trinity Laban, relatou como a AMAR e os seus parceiros apoiaram as necessidades culturais e musicais dos Yazidis, incluindo a gravação e promoção da música de grupos corais Yazidi. Ele expressou gratidão pela Instituição de Caridade Santos dos Últimos Dias, pelo seu apoio à AMAR e disse que trabalhar com a Irmã Sharon Eubank e a Baronesa Nicholson foi “um ponto realmente alto na minha vida. Trouxemos alegria aos Yazidis que vivem nos campos, criámos um coro e preservámos a música religiosa do povo Yazidi”.

Com os refugiados que permanecem nos campos em média durante 11 anos, a preocupação com a saúde mental e emocional das pessoas deslocadas é fundamental. A Irmã Sharon Eubank disse: “Muitos, muitos deles viram as suas famílias serem mortas diante dos seus olhos, ou sofreram violência sexual horrenda ou muitas outras coisas muito, muito difíceis. E esse trauma é como uma bomba relógio, fica debaixo da sua pele e está apenas à espera de explodir. Deve ser suavemente deixado sair num ambiente seguro e processado com grande habilidade ou a pessoa fica parada para sempre nesta encruzilhada”".

Citando pesquisas conduzidas dentro de campos na Jordânia pelo Center for Mind Body Medicine, a Irmã Eubank disse que 32% dos adultos refugiados sírios relatam sentir-se tão desesperançados que não querem continuar a viver. O problema é tão grande e agudo, que ninguém o consegue decifrar”, disse ela. “Será necessária uma coligação, com todos a desempenhar papéis diferentes”. A Instituição de Caridade Santos dos Últimos Dias, aprendeu lições valiosas com os seus parceiros, a partir de experiências noutras partes do mundo onde a necessidade também é premente. A Irmã Eubank ofereceu “três sugestões cruciais” a partir destas experiências. “Primeiro, o reconhecimento de que a cura espiritual é um remédio poderoso e vital para os serviços. Segundo, oferecer cuidados emocionais e espirituais básicos, incluindo exemplos de outros que recuperaram e como encontraram alívio. Terceiro, ligar os pontos dos cuidados emocionais e espirituais para um plano completo e consistente”.

Boyce Fitzgerald, que supervisiona o apoio humanitário dos Santos dos Últimos Dias na Área Norte do Médio Oriente/África, abordou a resposta prática às necessidades individuais e no trabalho com parceiros locais. Há uma ênfase crescente em ajudar as famílias a manter os seus meios de subsistência através da educação e da autossuficiência.

Outros participantes na conferência incluíramElder Gary B. Sabin, o Presidente da Área Europa d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias; o Professor W. Cole Durham, Presidente do Fórum Inter-Religioso do G20; o Professor Brett G. Scharffs, Diretor, o Centro Internacional de Estudos Jurídicos e Religiosos, a Universidade Brigham Young; e o Doutor. David M. Kirkham, da Universidade de Direito da BYU.

Numa altura em que a perseguição religiosa impulsiona a migração forçada de milhões de pessoas, o Elder Sabin referiu-se à experiência inicial de opressão religiosa dos Santos dos Últimos Dias e destacou o princípio da liberdade religiosa. “É responsabilidade de todas as pessoas de fé e consciência, compreender e fazer avançar esta liberdade humana fundamental para si próprias e para todos os nossos vizinhos”, disse ele. “Para nós, a lição da nossa história ainda se mantém; é evidente que a liberdade religiosa não deve ser tomada como garantida”.