Notícia

Líderes explicam o novo programa da Igreja para crianças e jovens

No maior evento "Cara a Cara" realizado no Tabernáculo na Praça do Templo

Os detalhes da nova iniciativa global para crianças e jovens de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias foram delineados no domingo, numa transmissão ao vivo, a partir do Tabernáculo na Praça do Templo em Salt Lake City.

 

“Hoje, apresentamos o programa completo para as crianças e os jovens”, disse o Élder Gerrit W. Gong, do Quórum dos Doze Apóstolos, que considerou a iniciativa para jovens entre 7 e 18 anos “emocionante e única”.

“Construído em torno da base do evangelho, este é o esforço único da Igreja para todos os jovens e crianças de todos os lugares, e se concentra em descobrir e se tornar o seu melhor eu divino por meio de atividades e serviços, aprendizado e crescimento”, disse o Élder Gong.

A nova iniciativa substituirá os programas existentes para crianças e jovens da Igreja em 1º de janeiro de 2020.

Centenas de jovens e famílias dos santos dos últimos dias encheram o Tabernáculo na Praça do Templo na Cidade de Lago Salgado em Utah, naquilo que foi descrito como o maior evento Cara a Cara realizado pela Igreja. Foi transmitido em 18 idiomas para mais de 140 países.

“O novo programa ajuda-o a convidar Deus para todos os aspetos da sua vida”, disse o Élder Gong à plateia.

Ao apóstolo juntaram-se vários líderes gerais da Igreja que supervisionam os programas para jovens, incluindo a irmã Bonnie H. Cordon, presidente geral das Moças; Irmã Joy D. Jones, presidente geral da Primária; e o irmão Stephen W. Owen, presidente geral dos Rapazes.

Os líderes responderam a perguntas enviadas por jovens de todo o mundo.

“Para mim, este programa ajuda a alcançar uma vida equilibrada e cristã”, acrescentou o irmão Owen. “Cada um de vocês estará mais apto a servir o Pai Celestial e outras pessoas à medida que se esforça para crescer em todos os aspetos de sua vida.”

Serviço e Atividades

O novo programa inclui atividades para as famílias, crianças e jovens, homens e mulheres.
“Os dias de realização agora são chamados de Atividades da Primária e são para as meninas e para os meninos”, disse a irmã Jones. Os líderes esperam que as atividades sejam realizadas duas a quatro vezes por mês.

Rapazes e moças organizarão atividades regulares, semanalmente, sempre que possível. “Líderes, esperamos que vocês sejam os mentores, guiem e apoiem os jovens enquanto eles realizam essas atividades”, incentivou a irmã Cordon.

A irmã Cordon disse que os acampamentos continuarão para os rapazes e para as moças. “O acampamento das Moças é uma tradição gloriosa e nosso acampamento anual continuará.”
“Os acampamentos e atividades ao ar livre são muito importantes”, acrescentou o irmão Owen. "Cabe a você decidir como fazê-los funcionar onde você vive."

Além dos acampamentos, caminhadas e conferências de jovens, o Élder Gong também discutiu as conferências “Para Vigor da Juventude” (FSY), que serão realizadas para rapazes e moças.

Desenvolvimento pessoal

Sob a parte de desenvolvimento juvenil do programa, crianças e rapazes e moças são incentivados a desenvolver novos talentos, interesses e habilidades e a se prepararem para o serviço missionário, educação, trabalho e família.

O Élder Gong disse que os objetivos que os jovens estabeleceram para si mesmos estão “no coração” do programa para crianças e jovens. "Vocês podem decidir em espírito de oração quantos objetivos definem e quando desejam alcançá-los."

Serão distribuídos guias para ajudar os jovens a planejar e alcançar seus objetivos.

As crianças da Primárias, começando no ano em que completam 8 anos, são incentivadas a começar a estabelecer uma meta por ano em cada área de crescimento. Rapazes e moças são desafiados a estabelecer pelo menos duas metas por ano em cada área de desenvolvimento.

O Élder Gong também revelou a nova aplicação “Gospel Living”, que estará disponível em 2020 para que os jovens registem, acompanhem o seu progresso e tenham acesso a músicas, vídeos, memes e mensagens inspiradoras.

“Utilizada adequadamente, a tecnologia pode ajudá-lo a viver o evangelho num mundo barulhento, que distrai e consome”, disse ele.

Reconhecimento e Realização

Em meados de 2020, os jovens receberão emblemas de presença aos 8, 12 e 18 anos de idade, bem como emblemas de realização à medida que atingem objetivos pessoais.

Os emblemas das crianças e jovens incluem um símbolo do templo e as palavras "Esforce-se para Ser".

“Esses emblemas convidam a tornar-se mais como o nosso Salvador, seguindo o caminho dos convênios do templo”, explicou o Élder Gong.

A conta do Instagram para os jovens agora pode ser encontrada em StrivetoBe. Os jovens podem compartilhar suas experiências nas redes sociais usando #StrivetoBe.

Quando as crianças completarem 8 anos, elas receberão uma gravura do templo e um anel.
Os jovens de doze anos receberão um anel especial e as jovens receberão um medalhão contendo uma pedra preciosa. Eles também receberão bolsas protetoras para as recomendações do templo.

As moças receberão um pingente para adicionar ao colar no ano em que completarem 18 anos, lembrando-as de se prepararem para fazer e guardar os convênios do templo. No ano em que os rapazes completarem 18 anos, eles receberão um recipiente de óleo consagrado que pode ser usado para as bênçãos do sacerdócio.

Quando os jovens cumprem os seus objetivos pessoais e os requisitos do evangelho, eles podem obter um certificado especial assinado pela Primeira Presidência e uma estatueta de Cristo.

Na transmissão foi também apresentado um novo tema do quórum do sacerdócio Aarónico que foi recitado pela primeira vez, juntamente com o novo tema das Moças que foi anunciado durante a recente sessão da conferência geral das mulheres.

O artista convidado David Archuleta apresentou a música-tema e o vídeo para jovens para o ano de  2020. Uma nova música da Primária também foi apresentada.

A transmissão pode ser visualizada no site da Igreja e no canal da Igreja no YouTube. Mais informações podem ser obtidas em www.churchofjesuschrist.org/youth

            

Observação do Guia de Estilo: Em notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pedimos que use o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome, aceda ao Guia de Estilo.