UN0421751.JPG
Notícia

A Instituição de Caridade Santos dos Últimos Dias Doa 17 Milhões de Euros à UNICEF para Apoiar a Resposta Mundial à COVID-19

A Instituição de Caridade Santos dos Últimos Dias torna-se o maior doador individual do setor privado, até hoje, a apoiar o Acelerador ACT e o trabalho COVAX da UNICEF

A Instituição de Caridade Santos dos Últimos Dias, o braço humanitário d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, anunciou hoje um donativo de 17 milhões de euros para apoiar o trabalho global da UNICEF com o Acelerador de Acesso às Ferramentas da COVID-19 (ACT) e às vacinas do Acelerador ACT, denominado Programa COVAX.

Este donativo complementa os 2,5 milhões de euros que a Igreja doou em 2020 para ajudar a resposta urgente da UNICEF à COVID-19, fornecendo água, saneamento e serviços de higiene.

O novo donativo contribuirá para os esforços históricos da UNICEF para adquirir e fornecer 2 mil milhões de vacinas para a COVID-19, para cerca de 196 países e economias que integram o COVAX até ao final de 2021. Os 2 mil milhões de doses iniciais destinam-se a proteger os profissionais de saúde e assistentes sociais de primeira linha, bem como pessoas vulneráveis e de alto risco.

O donativo também apoiará a UNICEF ao trabalhar com os países para fortalecer as suas redes de frio e de abastecimento, treinar profissionais de saúde, lidar com a má informação e aumentar a confiança nas vacinas e nos sistemas de saúde que as fornecem.

“A COVID-19 é a primeira crise verdadeiramente global que vimos nas nossas vidas. Não importa onde vivamos, a pandemia afeta todas as pessoas, inclusive crianças. Nunca houve uma necessidade mais urgente de trabalharmos juntos. Este donativo pelo nosso importante papel no COVAX, da Instituição de Caridade Santos dos Últimos Dias, é a maior doação dum parceiro do setor privado que recebemos até agora”, disse Henrietta Fore, diretora executiva da UNICEF. “Esperamos que a sua generosidade inspire outras organizações, empresas e indivíduos a ajudar-nos a garantir o acesso equitativo às vacinas para a COVID-19”.

Através do Programa COVAX — juntamente com a Gavi, a Vaccine Alliance, a OMS e a CEPI — a UNICEF está a alavancar a sua experiência única na aquisição e distribuição de vacinas, e os seus pontos fortes e alcance no envolvimento da comunidade, para criar demanda e aceitação de vacinas. A resposta visa acelerar o fim da pandemia e minimizar a interrupção da vida das crianças, protegendo os profissionais de saúde e os assistentes sociais por todo o mundo, inclusive educadores e cuidadores primários.

“Expressamos a nossa gratidão à equipa e organização da UNICEF. Eles têm feito muito para cuidar das crianças e das suas famílias, e ajudá-las a atender às necessidades básicas e atingir o seu potencial”, disse o Bispo Gérald Caussé, Bispo Presidente da Igreja. “À medida que mais adultos em comunidades vulneráveis forem vacinados, os serviços essenciais de saúde, nutrição e educação para crianças carentes poderão ser retomados. Temos esperança no coração de não apenas superar a pandemia, mas de ver um futuro melhor para todas as crianças e as suas famílias”.

A Instituição de Caridade Santos dos Últimos Dias e a UNICEF nos EUA fizeram uma parceria em 2013, para trabalharem juntas no apoio a crianças e às suas famílias nas áreas de imunização, resposta a emergências e necessidades de educação e desenvolvimento de refugiados.

Sobre a UNICEF

A UNICEF trabalha nalguns dos lugares mais difíceis do mundo para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, trabalhamos para todas as crianças, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos. Para obter mais informações sobre a UNICEF e seu trabalho com as crianças, visite www.unicef.org. Para obter mais informações sobre a COVID-19, visite www.unicef.org/coronavirus

Sobre o Programa COVAX

O COVAX é o pilar de vacinas do Acelerador de Acesso às Ferramentas da COVID-19 (ACT), uma colaboração global inovadora para acelerar o desenvolvimento, produção e acesso equitativo aos testes, tratamentos e vacinas para a COVID-19. O COVAX é co-liderado pela Gavi, a Coalition for Epidemic Preparedness Innovations (CEPI) e a OMS. O seu objetivo é acelerar o desenvolvimento e a fabricação de vacinas para a COVID-19 e garantir o acesso justo e equitativo para todos os países do mundo. A UNICEF, em colaboração com o PAHO Revolving Fund, lidera os esforços para obter e fornecer doses de vacinas para a COVID-19 em nome do Programa COVAX.

Sobre a Instituição de Caridade Santos dos Últimos Dias

A Instituição de Caridade Santos dos Últimos Dias é o braço humanitário d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e já apoiou 1.050 projetos de socorro para a COVID-19 em 152 países. A Instituição de Caridade Santos dos Últimos Dias oferece apoio financeiro a proeminentes parceiros globais de imunização para adquirir e entregar vacinas, monitorizar doenças, responder a surtos, treinar profissionais de saúde e desenvolver programas de eliminação e erradicação. Os resultados incluem mais crianças imunizadas e menos vidas perdidas devido ao sarampo, rubéola, tétano materno e neonatal, poliomielite, diarreia, pneumonia e febre amarela.