Notícia

Élder Ulisses Soares e esposa visitam Portugal

O retorno a Portugal duas décadas depois, em setembro de 2022, deu a Élder Soares, agora membro do Quórum dos Doze Apóstolos, a oportunidade de refletir sobre o quanto mudou desde aquele chamado para sua família.

LISBOA, Portugal — Em março de 2000, os líderes da Igreja anunciaram que Ulisses Soares, de 41 anos, e sua esposa, a irmã Rosana Soares, serviriam como os novos líderes da Missão Portugal Porto. O casal tinha três filhos pequenos e anteciparam que o novo chamado viria com sua parcela de desafios para toda a família.

Havia novas escolas, novas alas, novos amigos, um novo lar, novos alimentos e novos costumes a serem adotados.

O retorno a Portugal duas décadas depois, em setembro de 2022, deu a Élder Soares, agora membro do Quórum dos Doze Apóstolos, a oportunidade de refletir sobre o quanto mudou desde aquele chamado para sua família.

“Voltar aqui depois de tantos anos, foi uma bênção e uma terna misericórdia do Senhor para minha esposa e eu”, disse Élder Soares.

Antes do seu chamado para servir em Portugal como líder de missão, o Élder Soares disse que muitas autoridades gerais fizeram “promessas maravilhosas” aos membros no país.

“Essas promessas incluíam que Portugal se tornaria um farol da Europa”, disse.

A maravilha de se tornar um farol

O simbolismo do farol também se tornou uma parte importante dos ensinamentos do Élder Soares aos missionários com quem serviu.

“Tornar-se um farol é se tornar um lugar onde as pessoas podem ver o evangelho, serem fortes, serem um exemplo para o mundo, e convidarem as pessoas a virem a Cristo”, disse ele.

Quando os missionários em sua missão chegavam a Portugal, Élder Soares os levava a um farol perto da casa da missão, e explicava o propósito de um farol em proteger os navios que chegavam, para que não batessem nas rochas e naufragassem.

Ele disse que incentivava os missionários a acenderem suas próprias chamas protetoras em seus faróis pessoais, e depois compartilharem essa chama com outras pessoas, para que também pudessem se tornar faróis para aqueles ao longo da costa, onde pregariam o evangelho durante suas missões. Para aqueles que estavam no final de sua missão, Élder Soares os lembrava de “continuarem sendo uma luz para o mundo.”

“Esta foi uma parte muito importante do meu ministério”, disse ele.

A maravilha de superar desafios

Soares-Portugal-Ministry-VisitDownload Photo

A irmã Soares ponderou sobre quatro coisas com que se maravilhou em seu regresso a Portugal.

A primeira estava relacionada com a sua antecipação das dificuldades que seus filhos poderiam ter sentido ao se mudarem para Portugal.

“No começo, pensei que seria um desafio porque eu tinha filhos pequenos: uma filha de 5 anos, outra de 9 e um filho de 13”, disse ela. “Mas achei maravilhoso porque meus filhos também deram de si. Eles amavam estar aqui, amavam as pessoas, as outras crianças na escola e as crianças na Igreja.”

Élder Soares disse que seus filhos deixaram a escola, amigos e família quando se mudaram para Portugal. E depois de um tempo, ele disse, “eles encontraram amizade... eles encontraram amor, eles encontraram uma família aqui. Foi lindo ver a transição.”

A maravilha de retornar ao lar dos antepassados

Em segundo lugar, a irmã Soares disse que sentiu que o chamado para servir na Missão Portugal Porto foi um regresso à terra natal de seus antepassados e dos antepassados de Élder Soares.

“Foi maravilhoso poder voltarmos porque também tenho sangue português nas veias”, disse a irmã Soares.

“A comida que eles comem no Brasil, por exemplo, é muito parecida com a que eles comem aqui, porque nossos pais, nossos avós e nossos bisavós tinham os mesmos hábitos.”

Élder Soares expressou sua gratidão aos avós por sua decisão de deixarem Portugal, por causa das bênçãos que receberiam e que se tornariam disponíveis para ele com a mudança para o Brasil.

“Que privilégio, que honra, que bênção, especialmente nesta terra, nesta terra especial, onde nossos avós nasceram”, disse ele sobre estarem de volta a Portugal.

Ele disse que sua família viu muitos milagres durante seus três anos e quatro meses de serviço em Portugal.

“Um desses grandes milagres que aconteceram, foi encontrar muitos nomes de nossos antepassados que não estavam disponíveis nos registos no Brasil”, disse.
Indivíduos de fora da família de Élder Soares também ajudaram no trabalho de história da família, disse ele.

Élder Soares compartilhou o exemplo de uma pessoa que perguntou sobre o nome do avô do então presidente Soares. Alguns meses depois, aquele homem compartilhou a história familiar de centenas de nomes que Élder Soares não poderia ter acesso no Brasil.

Ter os nomes compartilhados com sua família foi uma bênção, mas Élder Soares disse que os membros da Igreja então deram o próximo passo, ao levarem esses nomes ao Templo de Madrid Espanha, para realizarem as ordenanças do templo em nome desses familiares, a maioria dos quais viveram de 300 a 400 anos atrás.

A maravilha de conhecer o evangelho de Jesus Cristo

Terceiro, ir para Portugal permitiu que os Soares levassem algo de volta para aquele país que seus ancestrais não tinham acesso quando moravam lá: o evangelho restaurado de Jesus Cristo.

“Foi maravilhoso nascer no Brasil e poder conhecer o evangelho da mesma forma que meu marido”, disse a irmã Soares. “E depois disso, nós dois tivemos a oportunidade de servir aqui na terra de nossos ancestrais. Isso foi perfeito, [da maneira] como o Senhor organizou.”

Élder Soares disse que sua família conheceu e se filiou à Igreja no Brasil em 1965, quando ele era criança.

Se ele tivesse crescido em Portugal, a Igreja não estaria disponível para ele até quase uma década depois, em 1974, quando a pregação do evangelho foi oficialmente autorizada lá.

Em uma das reuniões realizadas durante o ministério de quatro dias de Élder Soares para cerca de 45.000 membros da Igreja em Portugal, ele compartilhou seu testemunho do Salvador como um antídoto para os problemas de hoje.

“Com todas as preocupações, com todos os desafios, com todos os ataques do adversário, como é possível sobrevivermos a tudo isso, superarmos nossos desafios e sermos felizes?”, perguntou ele. “Irmãos e irmãs, o convite que o Salvador nos deu é para voltarmos nosso coração a Ele.”

A maravilha do templo

Quarto, tanto Élder quanto a irmã Soares serviram missão no Brasil como jovens adultos. Eles vivenciaram as bênçãos, incluindo seu próprio selamento, de morarem perto de um templo, adorarem e fazerem convênios ali. A irmã Soares disse que era algo que os dois falavam com frequência para seus missionários e aos membros.

Soares-Portugal-Ministry-VisitDownload Photo

“Ver o templo é um milagre. Ver o crescimento da Igreja é um milagre”, disse Élder Soares.

Estar no terreno do templo, a uma semana do terceiro aniversário da dedicação do Templo de Lisboa Portugal, encheu a irmã Soares de grande emoção.

Aqueles que visitam o terreno do templo sentem “o poder deste evangelho maravilhoso”, disse ela. “Espero que todas as pessoas realmente possam vir e sentir o poder do Senhor.”

Élder Soares disse que seus sentimentos em relação a Portugal são mais fortes e profundos em seu coração hoje.

“Sou muito grato pelo privilégio de estar aqui”, disse ele. “Portugal é um solo sagrado para mim e para a minha esposa.”
 

Leia o artigo original do Church News aqui.

Observação do Guia de Estilo: Em notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pedimos que use o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome, aceda ao Guia de Estilo.