Notícia

Élder Gong faz três convites aos jovens adultos para o novo ano

Num devocional digital, o apóstolo e a sua esposa, Susan, falaram para jovens adultos santos dos últimos dias em todo o mundo

O Élder W. Gerrit Gong, do Quórum dos Doze Apóstolos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, fez três convites no domingo à noite aos 2,3 milhões de membros da Igreja com idade entre 18 e 30 anos.

 

Falando ao vivo de um estúdio na Praça do Templo durante a noite de domingo, o apóstolo primeiro convidou os jovens adultos a “aquietar-se e saber que Deus é Deus”. Deixem que Sua bondade e Suas criações estimulem a imaginação de vocês, acalmem e confortem seu coração, e testifiquem que Ele está pronto para aprofundar seu relacionamento pessoal [com Ele].

O Élder Gong incentivou os espectadores a tentar deliberadamente diminuir o ritmo e se dedicar a um tipo mais reflexivo de vida de fé. Isso inclui, disse ele, o apreço pelas maravilhas dos céus, pelas belezas da terra e pelas inspirações da arte, literatura e música.

“É preciso esforço consciente para desacelerar e nos ‘aquietar’. É preciso uma mente aberta para as coisas espirituais e humildade para ‘[saber] que [Deus é] Deus (Salmos 46: 46)’”. Ele disse: Às vezes, quando desaceleramos em relação às coisas que importam menos descobrimos as que mais importam. Contemplar as coisas importantes, promove uma perspectiva eterna que “pode nos ancorar hoje”, acrescentou.

Em segundo lugar, o Élder Gong pediu aos jovens adultos para “mudar o futuro agora”, desenvolvendo “relacionamentos multigeracionais que irão abençoar você e aqueles ao seu redor nos anos vindouros”. 

Uma mulher chamada Melba Oakes (sem parentesco com o presidente Dallin H. Oaks), agora com 94 anos e residente em St. George, Utah, foi uma bênção para a mãe do élder Gong, Jean.  Quando Melba tinha 21 anos e morava na Califórnia, ela fez amizade com Jean, que tinha 17 anos e era nova na Igreja. Jean estava longe de casa e era a única santo dos últimos dias de sua família. “Por meio de coisas pequenas e simples”, contou o élder Gong, Melba acolheu sua mãe. Isso incluiu estar presente em sua formatura do ensino médio e guardar seu convite de casamento até hoje.

“Há muitas pessoas semelhantes a Jean Gong e Melba Oakes ao nosso redor — em nosso prédio, no local de trabalho, na ala ou no ramo, em nosso círculo de amizade e em nosso convívio”, afirmou o élder Gong. “Cada um de nós procura se socializar e ter oportunidades de contribuir. Todos precisamos de um lugar seguro para fazer perguntas e pesquisar, um espaço seguro para aprender e viver a doutrina do evangelho e a cultura da Igreja.”

O apóstolo disse que amar mais e julgar menos as outras pessoas transformará cada congregação em uma comunidade de fé aberta, sensível e convidativa que irradia compaixão e inclusão.

“Em sociedades divididas, os discípulos de Jesus Cristo podem compartilhar uma divindade e humanidade em comum que são maiores do que qualquer diferença”, falou o élder Gong. “Nestes dias tenebrosos e muitas vezes claustrofóbicos, as pessoas que creem irradiam a luz e a verdade libertadora de Deus. Onde há fome espiritual na terra, nós O comemoramos como a água viva e o pão da vida. (…) Hoje você me ajudou. Amanhã eu o ajudarei. Estamos aqui para ajudar-nos uns aos outros. É isso que os amigos e a família do evangelho fazem.”

O convite final do Élder Gong foi para que os jovens adultos “confiassem no Senhor da colheita para ajudá-los a se tornarem melhores”. Ele mencionou uma recente pesquisa da Igreja que mostra as muitas maneiras pelas quais os jovens adultos santos dos últimos dias estão ajudando a atender às necessidades humanitárias significativas em suas comunidades ao redor do mundo.

Como exemplo, o Élder Gong disse que jovens adultos na Igreja e seus amigos estão costurando máscaras, apoiando centros de refúgio para mulheres, ajudando na limpeza e no socorro de desastres naturais, fornecendo alimentação às crianças, construindo comunidades locais e doando a bancos de alimentos.

O Élder Gong também listou muitos dos projetos humanitários em que a Igreja está envolvida. Eles incluem:

•    1.031 projetos em resposta à Covid-19 em 151 países

•    700 caminhões de alimentos e outros itens essenciais que viajaram mais de 2,5 milhões de quilômetros do armazém central do bispo até 380 bancos de alimentos, abrigos para sem-tetos e outras agências de caridade. Esses caminhões transportam latas de carne e outros alimentos, incluindo frutas, leguminosas e pudins produzidos nas 19 fazendas da Igreja, quatro fábricas de conservas, três pomares e criações de gado e uma fábrica de laticínios.

•    Uma parceria com outra organização para entregar 30 milhões de refeições a crianças em idade escolar em nove países em desenvolvimento

“Como discípulos de Jesus Cristo, nosso convênio de pertencer a Deus e um ao outro nos convida a ser bons e fazer o bem” ensinou o apóstolo. “Como sabem, nossa Igreja oferece ajuda humanitária sem levar em conta raça, filiação religiosa ou nacionalidade.

Nossas atividades humanitárias não são usadas para fazer proselitismo de nossas crenças. Trabalhamos com parceiros de todas as religiões e com os que não têm uma fé. Atendemos às necessidades imediatas e de longo prazo. Ficamos enquanto houver necessidades, até mesmo quando não há mais câmeras e repórteres. Promovemos a autovalorização e a autossuficiência. Sentimos as bênçãos do céu ao expressarmos nosso amor a Deus, fazendo todo o possível para ajudar nossos irmãos e irmãs, Seus filhos e filhas, em todos os lugares, de todas as maneiras que pudermos.”

O engajamento contínuo em tal serviço, em parceria com Deus, “trará um aumento abundante” na satisfação pela vida, disse o élder Gong, porque “[de Deus] são as bênçãos de uma alegria plena”.

O Élder Gong também incentivou os jovens adultos a serem dignos de uma recomendação para o templo válida, a servirem em seus ramos ou alas locais, e a “criarem um ambiente pessoal que nutra a fé e a obediência aos mandamentos de Deus. (…) Não deixem que o mundo finja oferecer-lhes coisas que ele não pode lhes proporcionar”.

Irmã Susan Gong: faça o bem agora porque “os céus não estão esperando que a pandemia termine”

No seu discurso de domingo à noite, a irmã Gong disse que o aumento do tempo em casa por causa da pandemia (em outubro de 2020, ela e o élder Gong foram infectados pelo novo coronavírus) permitiu-lhe aprender a habilidade do patchwork. É uma maneira de transformar retalhos de tecido em desenhos entrelaçados.

Esses projetos, disse ela, podem não fazer muito sentido porque o tecido é costurado de cabeça para baixo e em direção contrária ao padrão final pretendido. “É difícil enxergar como essas pequenas partes coloridas se tornarão um padrão harmonioso”, disse ela. “Mas aos poucos, ao pacientemente cortar, costurar e passar com ferro muitas e muitas vezes, surge um belo desenho.”
Isso, ensinou a irmã Gong, também é verdade para a vida, especialmente durante uma pandemia global agora em seu décimo mês. Embora nosso plano para a vida possa estar obscurecido pela névoa de circunstâncias difíceis, ela encorajou os jovens adultos a fazer o bem agora, desenvolvendo talentos e buscando mentores sábios e justos.

Ela incentivou os jovens adultos ao redor do mundo a começar todos os dias com uma oração de gratidão e um sincero apelo para ter oportunidades de servir e crescer. “Depois, busque oportunidades de ser um amigo mais verdadeiro, uma irmã mais bondosa, um filho melhor, um vizinho mais generoso, um ministrador mais inspirado, um pai mais paciente”, explicou ela.

“Os céus não estão esperando que a pandemia termine, que eu perca cinco quilos ou que você se case com a pessoa de seus sonhos”, ela concluiu. “Os céus não estão aguardando até que sejamos perfeitos ou até que cheguemos ao mundo espiritual para então sermos abençoados. Se praticarmos “as obras da retidão”, “[receberemos nossa] recompensa, sim, paz neste mundo e vida eterna no mundo vindouro” (Doutrina e Convênios 59:23). 

  

Observação do Guia de Estilo: Em notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pedimos que use o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome, aceda ao Guia de Estilo.