Dedicação do Templo de Praia Cabo Verde

O primeiro templo deste país insular é o 173º templo da Igreja em funcionamento

O Elder Neil L. Andersen, do Quórum dos Doze Apóstolos d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, dedicou o Templo de Praia Cabo Verde no domingo, dia 19 de junho de 2022. O templo da cidade capital de Praia, na ilha de Santiago, é o primeiro templo do país e o 173º templo a nível mundial.

Antes da dedicação, o Elder Andersen dirigiu a cerimónia simbólica da pedra angular, cujo significado indica que a fase de construção terminou e que o novo templo está pronto para a dedicação. Por detrás da pedra angular encontram-se documentos históricos, artefactos e relatos de testemunhos de membros da Igreja em Cabo Verde.

A acompanhar o Elder Andersen, do Quórum dos Doze Apóstolos, estavam o Elder Rubén V. Alliaud, segundo conselheiro da Presidência da Área da Europa Central, o Elder Kevin R. Duncan, diretor executivo do Departamento dos Templos e o Elder Roseveltt de Pina Teixeira, Setenta de Área. Estes fizeram-se também acompanhar pelas suas esposas.

Os planos para a construção de um templo na cidade de Praia foram anunciados pelo Presidente Russell M. Nelson, a 7 de outubro de 2018. A cerimónia de abertura do solo teve lugar no domingo, dia 4 de maio de 2019.

O exterior do templo tem uma tonalidade em tons quentes, com alguns pormenores ornamentais de calcário português. É um edifício discreto e de linhas simples, condizente com a maioria dos edifícios religiosos tradicionais de Cabo Verde.

Antes da dedicação, os jovens da Igreja reuniram-se no sábado, dia 18 de junho de 2022, para participar de um devocional com os líderes da Igreja, realizado na capela adjacente ao templo.

Durante o período das portas abertas, que decorreu ao longo de três semanas, o templo foi visitado por mais de dez mil pessoas, que incluíram líderes religiosos, líderes comunitários e os moradores das redondezas, bem como membros da Igreja. Entre os dignitários que visitaram o templo estiveram o Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves e o Primeiro-Ministro, Ulisses de Correia e Silva.

Existem, atualmente, mais de 16.000 membros da Igreja nas 41 congregações de Cabo Verde, muitos deles Santos dos Últimos Dias de segunda e terceira geração. Os primeiros missionários a entrar em Cabo Verde chegaram em 1989.

Os templos dos Santos dos Últimos Dias diferem das capelas onde os membros se reúnem para as suas reuniões dominicais. Os templos são considerados como sendo “A Casa do Senhor”, onde os ensinamentos de Jesus Cristo são reafirmados por intermédio do batismo, do casamento e de outras ordenanças que unem as famílias para a eternidade. Lá dentro, os membros aprendem sobre o propósito da vida e fazem convénios de servir Jesus Cristo e o próximo.