Obra Missionária

Blogs em Vídeo e Redes Sociais – Ferramentas de Esperança

Geralmente, os missionários d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias encontram pessoas para ensinar acerca de Jesus Cristo em locais públicos. Mas, as restrições resultantes da COVID-19 alteraram drasticamente a forma como os missionários partilham a sua mensagem.

A Sister Meisenfelder e a Sister Costa da Missão Alpina de Língua Alemã, a servir em Basel, na Suíça, têm sido muito criativas na maneira como partilham o seu conhecimento do evangelho. 

“Recebemos um telefonema do escritório da missão a perguntar se podíamos fazer um VLOG. Não fazíamos a mínima ideia do impacto que teria. O escritório publicou o nosso VLOG no Facebook e ‘voilá’, mais de 10 pessoas entraram logo em contacto connosco. Foi fantástico ter pessoas a contactar-nos, em vez de sermos nós a contactá-las. Tivemos a oportunidade de conversar com mais de 40 pessoas através dos nossos VLOGS, usando o WhatsApp como ferramenta de mensagens de texto. Que bênção foi partilhar os nossos testemunhos acerca de Jesus Cristo e de Deus com essas pessoas que não conhecíamos pessoalmente. Estabelecemos excelentes ligações”, relatou a Sister Meisenfelder.

  
Sister Meisenfelder (rechts) und Sister Costa (links) aus der Alpenländischen Mission sind in Basel tätig und geben ihr Wissen über das Evangelium auf sehr kreative Weise weiter.
A Sister Meisenfelder e Sister Costa da Missão Alpina Alemã.2020 by Intellectual Reserve, Inc. Alle Rechte vorbehalten.
                     

“A título de exemplo, uma jovem enviou-nos uma mensagem através do VLOG e contou-nos acerca das suas inseguranças e do facto de não se sentir adequada no mundo atual. Em seguida, partilhámos com ela o quanto Deus a ama e o quão valiosa é aos olhos de Deus. Os princípios que partilhámos com ela, relativamente ao Evangelho de Jesus Cristo, tocaram o seu coração”, explicou a Sister Costa.

O Elder Zachariah Qureshi, que está a servir na Missão Bélgica/Holanda, conta a sua história, que teve início há mais de um ano, enquanto fazia um curso de Árabe na Jordânia.

“Os meus amigos e eu fizemos amizade com um refugiado cristão do Iraque chamado Ronsoon. Ele passava muito tempo connosco.

A certa altura, até nos convidou para jantar na casa dos seus pais. Devido a determinadas medidas de segurança, os alunos do curso foram proibidos de partilhar o Evangelho com quaisquer nativos da região, independentemente da sua religião".

"Avancemos na história até esta primavera, quando um missionário na Suécia, que conheci durante a minha formação missionária, me pediu para partilhar o meu testemunho numa publicação no Facebook. A muito custo, fiz uma publicação rápida em árabe. O Ronsoon foi o primeiro a deixar um comentário! Assim que comecei a emitir “gostos” nos seus comentários, ele ligou-me pelo Messenger do Facebook. Ele perguntou-me como é que eu estava e como se encontrava a situação na Holanda.

Elder Zachariah Qureshi ist Missionar in der Belgisch-Niederländischen Mission und erzählt seine Geschichte, die vor über einem Jahr begann, als er als Gaststudent in Jordanien an einem Arabischkurs teilnahm.
O Élder Qureshi da Missão Bélgica / Holanda2020 by Intellectual Reserve, Inc. Alle Rechte vorbehalten.
                                  

Disse-me que desde a última vez que nos tínhamos visto, ele se tinha mudado para Sydney, na Austrália. Mostrou-me um vídeo do seu apartamento e todas as suas gravuras de Jesus e as cruzes de madeira que o seu vizinho esculpira para ele. Comecei a falar-lhe do Livro de Mórmon e ele perguntou-me como é que poderia obter uma cópia.

Surpreendentemente, conhecia uma pessoa em Sydney que podia ajudar com esta referência, o Elder Runia, um missionário da nossa missão que tinha sido temporariamente desobrigado devido ao Coronavírus. Ele agora estava a morar com os pais em Sydney, que serviam como líderes da missão naquela região.

Tem sido tão fantástico para mim ver como tudo isto se desenrolou. Por exemplo, os primeiros alunos que conheceram o Ronsoon na Jordânia, a minha publicação no Facebook em árabe e depois o Elder Runia que conseguiu entregar-lhe um Livro de Mórmon em Sydney, na Austrália. Graças a todas estas circunstâncias, o meu amigo terá agora a oportunidade de aprender sobre a Restauração do Evangelho de Jesus Cristo. Mesmo estando de quarentena, podemos fazer a diferença a partir do nosso apartamento e partilhar o Evangelho de Jesus Cristo com amigos próximos e distantes”, explicou o Elder Qureshi.

A Sister Fearn e a Sister Bollard, da Missão Paris França, descobriram que ficar em quarentena proporcionava oportunidades únicas de servir e estender a mão àqueles que, de outra forma, eram indiferentes à sua mensagem.

“Conseguimos encontrar várias pessoas novas para ensinar acerca de Jesus Cristo. Uma delas, Aziz, conhecera a Igreja de Jesus Cristo há cerca de dois anos e planeava ser batizado. Devido ao seu horário de trabalho, não conseguia encontrar tempo para reunir-se com os missionários”, relatou a Sister Bollard.

 
Sister Fearn (rechts) und Sister Bollard (links) aus der Frankreich-Mission Paris.
A Sister Bollard e a Sister Fearn da Missão Paris França2020 by Intellectual Reserve, Inc. Alle Rechte vorbehalten.
                                    

À medida que nos esforçávamos para encontrar novas pessoas para ensinar, decidimos enviar uma mensagem de grupo no WhatsApp. Pedimos às pessoas que nos enviassem uma mensagem caso acreditassem em Jesus Cristo. Várias pessoas responderam e começámos a conversar com elas individualmente. O Aziz foi uma delas! Ele disse-nos: “graças a Jesus Cristo, tenho o dom de cortar cabelo” e devido a esse dom ele conseguiu mudar de emprego. Agora está mais disponível para ouvir as mensagens do Evangelho Restaurado. Contou-nos que estava a ler o Livro de Mórmon há já dois anos desde a última vez que se tinha reunido com os missionários”, explicou a Sister Fearn.

Muitos obstáculos da COVID-19 foram eliminados devido à criatividade destes jovens missionários que usaram a tecnologia para se ligar a novos amigos. O Evangelho de Jesus Cristo dá esperança a quem procura um sentido para a vida.

Observação do Guia de Estilo: Em notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pedimos que use o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome, aceda ao Guia de Estilo.